Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Cinco truques que podem ajudar a deixar de ressonar

Sociedade

  • 333

Um novo estudo demonstra que entre outros truques curiosos, umas simples meias de voo podem prevenir o ronco.   

Investigadores da Universidade de Toronto sugerem algumas soluções para deixar de ressonar. Aqui revelamos algumas das curiosas ideias para prevenir este problema e para melhorar o sono das outras pessoas.

  • Meias de voo

De acordo com o estudo publicado esta semana, as meias utilizadas nos voos de longo curso para prevenir coágulos sanguíneos podem, também, ser utilizadas para prevenir a apneia obstrutiva do sono.

As meias reduzem a quantidade de líquido que se acumula na parte inferior das pernas durante o dia. Este líquido encaminha-se, depois, para a zona do pescoço acentuando o problema.

O estudo demonstra que homens que utilizem estas meias durante o dia têm uma menor probabilidade de sofrer do sono desregulado pela apneia obstrutiva.

  • Bola de ténis

As pessoas que dormem de barriga para cima têm mais probabilidade de ressonar, isto porque a língua e os tecidos moles podem bloquear as vias respiratórias.

Para prevenir esta situação, há quem sugira atar uma bola de ténis nas costas da roupa que utiliza na cama, o que tornará desconfortável dormir nesta posição, forçando as pessoas a dormir de lado. Esta posição tornar-se-á um hábito deixando de ser necessário a bola de ténis.

  • Cantar

Aulas de canto são uma hipótese para melhorar a vida das pessoas que ressonam. Ao que tudo indica, quem tem aulas de canto vai "tonificar os músculos no local comum de vibração do ronco, bom como o palato mole, a língua, as passagens nasais e do arco palatofaríngeo"

  • Fita adesiva

Se o ronco acontecer quando o palato mole bloqueia as vias respiratórias, e acontece na maioria das vezes quando se está de boca aberta, uma solução poderá ser tapar, simplesmente, a boca com fita adesiva.

  • Almofadas novas

Enquanto alguns sugerem dormir sem quaisquer almofadas, outros sugerem que manter aquelas que se utiliza regularmente lavadas poderá ajudar a banir o ronco. Os alergénicos e os ácaros podem estar na origem do ronco, por isso é aconselhável substituir as almofadas de seis em seis meses.