Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Cientistas mais perto do 'manto da invisibilidade'

Sociedade

  • 333

Reprodução

Um grupo de investigadores da Universidade do Texas, em Austin, desenvolveu um material leve e fino, com apenas 0,15 milímetros de espessura, que se caracteriza por fazer "desaparecer" alguns objectos

Já comummente conhecido por "manto da invisibilidade", a criação apenas reproduz o efeito num número reduzido de ondas de luz. Os investigadores descobriram o resultado quando juntaram fios de cobre a uma película de policarbonato num microondas caseiro, e um cilindro com 18 centímetros de altura tornou-se invisível ao olho humano. 

O coordenador da investigação, Andrea Alu, diz que desta investigação pode originar camuflagem de ponta, ajudar na nanotecnologia, em ótica e em biotecnologia. "Quando os campos dispersos do manto e do objeto interferem um com o outro cancelam-se mutuamente e o efeito geral é transparência e invisibilidade de todos os ângulos", explicou o professor de Física. 

Esta equipa de físicos de Austin provou que a ficção científica, e a fantasia, podem ser excelentes fontes de inspiração para desenvolvimentos na ciência.