Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Cavaco Silva esquece José Saramago na feira do livro de Bogotá

Sociedade

  • 333

Os casais presidenciais de Colômbia e Portugal na inauguração do Pavilhão de Portugal na Feira Internacional do Livro de Bogotá

Durante a inauguração da feira do livro em Bogotá, Cavaco Silva gerou mal-estar ao não referir o nome do único vencedor do Prémio Nóbel da Literatura

O Presidente da República, Cavaco Silva, marcou, esta quarta-feira, 17, presença na inauguração da Feira do Livro de Bogotá (FILBO), da qual Portugal é, nesta 26ª edição, convidado de honra.

Durante o discurso de inauguração do pavilhão português vários nomes de grandes escritores portugueses foram lembrados. Cavaco Silva referiu-se a Camões como o maior dos poetas e o chefe de Estado da Colômbia, João Manuel Santos, lembrou Fernando Pessoa.

O que está a gerar mal-estar entre a comunidade literaria nacional (parte dela representada e presente na FILBO) foi a ausência de qualquer referência, por parte de Cavaco Silva, a José Saramago, o único Nobel português da Literatura. 

A programação do pavilhão português vai ficar marcada por espetáculos, debates, sessões de cinema, exposições entre outros e por lá vão passar cerca de 23 escritores nacionais.