Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Capa de jornal mostra instante que antecedeu morte de um homem e provoca polémica

Sociedade

  • 333

A edição desta terça-feira do New York Post faz capa com uma fotografia captada instantes antes de um homem ser atingido fatalmente por um comboio do metro de Nova Iorque. O coro de críticas ataca o jornal, por um lado, e a própria fotógrafa, pelo outro. VEJA A CAPA da polémica e dê a sua OPINIÃO

"Quem deixou esse homem morrer no metro?" A pergunta, do site The Atlantic Wire, está a ecoar na Internet, através das redes sociais de blogues. Em causa está a capa desta terça-feira do tablóide norte-americano: um homem a tentar subir para a plataforma do metro, com o veículo a escassos metros. O choque foi fatal.

A fotógrafa R. Umar Abbasi contou ao jornal que estava na estação, na segunda-feira, quando Ki Suk Han, de 58 anos, foi empurrado para a linha por um homem, que descreve como "aparentemente louco", depois de a vítima o ter abordado dizendo-lhe que a sua atitude agressiva estava a asssustar as pessoas.

Apesar de o maquinista ainda ter conseguido reduzir a velocidade, alertado pelos presentes, não foi o suficiente para evitar o choque. 

No debate online, questiona-se o porquê de ninguém, aparentemente, ter tentado ajudar o homem, incluindo a própria fotógrafa. Também a publicação da imagem não é consensual.