Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Babuínos são capazes de 'balbuciar'

Sociedade

  • 333

Reuters

Estudo norte-americano revela que os animais conseguem reproduzir os movimentos bucais e labiais necessários à fala, produzindo sons articulados semelhantes à fala humana em simultâneo

Os babuínos-gelada (Theropithecus gelada) são capazes de balbuciar e produzir sons semelhantes à fala humana, de acordo com um estudo publicado esta segunda-feira, na Current Biology, da autoria de um investigador norte-americano. Thore Bergman, da Universidade de Michigan, nos EUA, explica que os movimentos rápidos de abrir e fechar os lábios ou mover a língua, conhecidos em inglês como "lip-smacking", em simultâneo com a produção de sons, podem muito bem ser uma das etapas evolutivas que levaram ao desenvolvimento da fala humana."É, no mínimo, plausível", diz o cientista.

O "lip-smacking" refere-se ao movimento dos lábios, sem produzir qualquer som, comum a várias espécies de primatas. Os babuínos-gelada são, no entanto, a única espécie conhecida até agora a emitir sons articulados, que soam ao balbuciar humano, enquanto faz esses movimentos.

No seu novo artigo, Bergman analisou gravações dos sons emitidos pelos babuínos e descobriu que possuem um padrão semelhante à fala dos seres humanos, no que diz respeito ao ritmo e mudanças rápidas de tom e volume.

Bergman começou a interessar-se pelos sons produzidos pelos Babuínos-gelada durante um trabalho de campo em 2006. "Eu espreitava por cima do ombro para ver quem estava a falar comigo, mas só via os babuínos", conta o autor. Em maio do ano passado o investigador publicou um artigo na Current Biology propondo a vocalização combinada com o movimento dos lábios como passo inicial para a evolução da fala humana.