Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Aviso vermelho entre as 6h00 e as 12h00 de sábado

Sociedade

  • 333

Catorze distritos portugueses vão estar sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 6h00 e as 12h00 de sábado devido à previsão de ventos fortes

"O aviso vermelho vai estar ativo durante um período muito curto, entre as 06:00 e o meio-dia de amanhã [sábado], nas terras altas e no litoral, e deve-se ao agravamento da intensidade do vento", disse fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera à agência Lusa.

"Até lá vigora o aviso laranja [o segundo mais grave] e depois passa outra vez para o laranja", acrescentou, referindo que os ventos podem ser na ordem dos 130/140 quilómetros/hora.

Os distritos afetados são Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.

Quanto à chuva, a fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que os distritos de Braga, Porto, Vila Real e Aveiro vão estar com aviso laranja a partir das 18:00 de hoje e até às 03:00 de sábado.

"Viseu estará com aviso laranja entre as 00:00 e as 06:00 de sábado devido à previsão de forte precipitação", afirmou.

A mesma fonte destacou ainda a forte agitação marítima prevista para os distritos do litoral oeste, com ondas de noroeste entre os cinco e os 6,5 metros.

Dezasseis distritos de Portugal continental estão já hoje sob aviso laranja e dois a amarelo devido à previsão de chuva e vento forte e agitação marítima, de acordo IPMA.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Braga, Bragança, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Beja e Faro estão sob aviso laranja devido à previsão entre hoje e sábado de precipitação e vento forte, que nas terras altas podem atingir os 120 quilómetros/hora, e agitação marítima com ondas entre quatro a cinco metros.

O IPMA colocou já os distritos de Évora e Santarém sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva por vezes forte entre as 03:00 e as 08:59 de sábado.

Também sob aviso amarelo está o arquipélago da Madeira, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora nas regiões montanhosas e agitação marítima com ondas entre os quatro e os cinco metros.