Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Autoridades alarmadas com novo coronavírus

Sociedade

  • 333

Reuters

A confirmação de um segundo caso em França leva as autoridades a acreditar que o novo coronavírus, responsável por pneumonias, possa ser transmitido entre pessoas com contacto próximo

"A maior preocupação é com o facto de diferentes focos em diferentes países confirmarem a hipótese de transmissão de pessoa para pessoa em caso de contacto próximo", anunciou a Organização Mundial de Saúde, no domingo.

O anúncio vem na sequência da confirmação, pelo Ministério da Saúde francês, de um segundo caso de contaminação pelo vírus - provavelmente transmitido de um indivíduo a outro.

A vítima mais recente foi um homem de 50 anos, que  dividiu um quarto de hospital com um homem de 65 anos, portador do vírus, que tinha regressado do Dubai.

Também as  autoridades da Árabia Saudita informaram que mais duas pessoas morreram vítimas do mesmo vírus, que pode levar também a falência renal. 

O novo coronavírus é da mesma família de vírus que causou uma epidemia de síndrome respitarória aguda grave (SARS), com origem na Ásia, em 2003. Ainda assim, são vírus diferentes, sublinha a OMS.