Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

As melhores universidades do mundo têm cursos online grátis

Sociedade

  • 333

A prestigiada Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) são apenas algumas das instituições que estão a lançar cursos gratuitos, através da Internet, disponíveis em todo o mundo. E as "aulas" começam já este outono

Ainda este ano, algumas das mais prestigiadas universidades do mundo vão disponibilizar vários cursos online. Gratuitamente e acessíveis em qualquer parte do mundo. É o caso da Universidade de Harvard e do MIT, que se juntaram no âmbito do projeto Edx (https://www.edx.org/), para possibilitar "um estudo interativo via Internet". Quem terminar os cursos e demonstrar aproveitamento, através de um exame ou de trabalhos, receberá um certificado.

Outras 16 grandes instituições, que incluem as universidades de Stanford, Princeton ou Johns Hopkins, vão disponibilizar também, ao abrigo do programa Coursera (https://www.coursera.org/), várias dezenas de cursos.

"Trata-se da maior mudança no mundo da educação desde a invenção da imprensa", congratulou-se o presidente do EdX, professor no MIT, Anant Agarwal, na apresentação do projeto. No caso das duas instituições envolvidas nesta plataforma, a disponibilização dos cursos online representa um investimento de 60 milhões de dólares e inclui aulas em vídeo, laboratórios online e feedback dos professores.