Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Apple confirma ter sido vítima de ataque informático

Sociedade

  • 333

A Apple - fabricante de iPhones, iPads, iPods e computadores Machintosh -admitiu esta quarta-feira ter sido alvo de um ataque informático, garantindo porém que não foram roubados quaisquer dados

Depois do Facebook, do Twitter, do New York Times e do Wall Stret Journal, hoje foi a vez de a Apple ser vítima de um software malicioso, anunciou a agência AFP.

O grupo explicou, em comunicado, que o software foi difundido "através de um site para programadores de software" e usou uma "vulnerabilidade no software Java".

A rede social Facebook já havia informado, na passada semana, que essa mesma vulnerabilidade no Java (comercializado pelo grupo Oracle) foi usada por piratas informáticos para levar a cabo um ataque "sofisticado".

Também o Twitter tinha lançado um aviso sobre o software Java, anunciando em fevereiro que cerca de 250 mil dos seus utilizadores foram vítimas de piratas informáticos.

A Apple escusou-se a dar indicações sobre a origem geográfica do ataque, dizendo apenas estar a "trabalhar em estreita colaboração com as autoridades policiais para encontrar a fonte do 'malware' (software malicioso).

O grupo assegurou que o ataque afetou um "pequeno número de sistemas" que foram "isolados" na própria rede.

"Não há provas de que os dados saíram da Apple", garantiu o grupo, segundo o qual será lançada terça-feira uma nova ferramenta que permitirá aos utilizadores de computador Mac que verifiquem os seus sistemas e o livrem de 'malware'.