Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Alerta vermelho em 10 distritos de Portugal Continental devido ao vento

Sociedade

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje 10 distritos de Portugal Continental em alerta vermelho por causa da intensidade do vento, que pode chegar aos 130 km/hora

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra vão estar sob alerta vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, por causa das fortes rajadas de vento entre as 20:00 de hoje e as 02:00 de segunda-feira.

Para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o período estipulado situa-se entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de segunda-feira.

Além disso, todos aqueles distritos mantêm o alerta vermelho por causa da forte agitação marítima prevista entre as 21:00 de hoje e as 15:00 de segunda-feira.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Braga estão com aviso laranja por causa do vento forte, que pode atingir os 110 km/hora.

Nove barras marítimas estão também fechadas à navegação e outras duas condicionadas, de acordo com a página da Marinha Portuguesa.

Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto são as nove barras marítimas fechadas a toda a navegação.

De acordo com a página da Marinha - atualizada às 12:46 - em Viana do Castelo a barra está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e em Leixões o acesso está condicionado a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

Devido ao mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou em alerta vermelho os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, estando os restantes distritos de Portugal Continental em alerta laranja.