Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

7 dicas para melhorar a sua experiência online

Sociedade

Nem tudo é um mar de rosas no mundo na Internet. Mas algumas coisas menos positivas podem ser contornadas. Alguns truques nesse sentido e outras dicas para lhe facilitar a vida online

1. Fazer "Log Out" do Facebook remotamente 

Já lhe aconteceu entrar no seu Facebook no computador ou telemóvel de um amigo e só depois, quando já não está com ele, lembrar-se de que não saiu da sua conta? Este momento de pânico pode ser poupado: Basta aceder a "definições" no canto superior direito, depois "segurança", "onde tem sessão iniciada." Poderá desligar qualquer sessão que esteja aberta noutro aparelho.  

2. Procurar frases incompletas no Google  

O Google tem um truque que torna muito mais fácil encontrar aquela frase /letra de música que procura mas que não sabe na íntegra. Ponha um asterisco no lugar da palavra que não se lembra. Fazer isto faz com que seja mais provável encontrar o que procura, em vez de se deparar com resultados que incluirão outras palavras.

3. Suave bloqueio do Twitter 

O Twitter até tem um botão "mute", que permite ao utilizador deixar, discretamente, de ver no seu feed as publicações e atividades do contacto silenciado. Mas se, pelo contrário, o que deseja é tornar-se "invisível" para um seguidor que passa a vida a retweetar e a adicionar os seus tweets aos favoritos, sem o bloquear declaradamente, a solução é menos "oficial" - é só bloqueá-lo e desbloqueá-lo logo a seguir, o que fará com o que o contacto deixe de o seguir, sem saber. Claro que se estiver a braços com um verdadeiro perseguidor, este acabará por estranhar a sua ausência e perceber que não o estava a seguir.

4. Janelas de navegação anónima

Muitos utilizadores não sabem da existência desta opção. Pode ser útil para espreitar o que os seus amigos andam a fazer no Facebook enquanto está no local de trabalho (só uns minutinhos claro...). Todos os navegadores, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari ou Internet Explorer têm esta opção. Desta forma, a informação procurada não será registada e guardada no histórico.  

5. Evite os emails em cadeia 

Está cheio de trabalho, mas um colega enviou um email para todos e, agora, de 10 em 10 segundos, recebe uma notificação de mensagem nova? No Gmail, use a opção "more" ou "mais" para silenciar ("mute") a corrente. No Outlook, a opção pode ser encontrada na tab "home." 

6. Veja vídeos no YouTube em câmara lenta  

Há vários truques e dicas divertidos para tornar a experiência Youtube mais interessante. Ver vídeos em câmara lenta é apenas mais uma. Basta pressionar a tecla "espaço" e o vídeo será reproduzido em câmara lenta. É uma funcionalidade excelente para quando se quer fazer uma captura de ecrã perfeita ou simplesmente apreciar melhor certo momento.  

7. Afaste-se de distrações 

Se se sentou em frente ao computador com um objetivo, mas está constantemente a distrair-se com atualizações de amigos nas redes sociais ou gatos no Youtube, a solução mais radical, e eficaz, seria desligar a Internet. Mas como provavelmente também precisa dela para trabalhar, pode recorrer a software como o Cold Turkey, por exemplo, que pode ser descarregado e impedirá o acesso a determinados sites. SelfControl é outra opção disponível. No caso de ter um prazo a cumprir e precisar de um empurrãozinho, WriteOrDie poderá ajudá-lo. Se parar de escrever durante muito tempo um alarme tocará, e na sua versão mais severa, até começa a apagar palavras. Motivador, não?