Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

27 animais morreram durante as filmagens de 'O Hobbit'

Sociedade

  • 333

Cavalos, cabras, galinhas, uma ovelha e um pónei estão entre os animais que morreram enquanto decorriam as filmagens de "O Hobbit" devido a más condições de alojamento numa quinta cheia de "armadilhas fatais"

Nenhuma das mortes ocorreu durante as gravações propriamente ditas, mas sim devido a vários problemas de segurança no local onde eram guardados, levando a associação que avalia as condições de participação dos animais dos filmes a alertar para a necessidade de monitorizar não só a forma como são tratados durante as filmagens como as infraestruturas onde são abrigados e treinados.

Entre as "vítimas" destas condições está, segundo a Associated Press, um pónei que fazia de cavaco para os hobbit e que caiu numa ravina. Uma égua foi encontrada com a cabeça dentro de uma ribeira depois de tropeçar numa encosta íngreme, enquanto seis cabras, seis ovelhas e dezenas de galinhas terão morrido depois de atacadas por cães. Outros dois cavalos ficaram presos nas vedações, o que provocou ferimentos muito profundos nas suas patas.

Um porta-voz do realizador Peter Jackson reconheceu segunda-feira que cavalos, cabras, galinhas e uma ovelha morreram na quinta onde estão alojados cerca de 150 animais usados nos filmes, sublinhando, no entanto, que algumas dessas mortes se deveram a causas naturais.

O grupo PETA, que defende os direitos dos animais, está a planear protestos durante as estreias do filme na Nova Zelândia, Estados Unidos e Reino Unido

"O Hobbit" chega ainda este ano às salas de cinema, nove anos depois do último filme da trilogia "O Senhor dos Anéis" e situado no tempo 60 anos antes.