Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Piloto banido para sempre, depois de deixar uma passageira entrar na cabina

Sociedade

DR/Weibo

Uma fotografia de uma mulher na cabine de um piloto chinês tornou-se viral - e o piloto foi proibido de voltar a comandar um avião, por ter posto em risco a segurança dos passageiros

Um piloto da companhia aérea chinesa Air Guilin foi banido de voar, na sequência de ter sido descoberto que deixou uma mulher sentar-se na sua cadeira, aparentemente em pleno voo. A mulher posou então para uma fotografia, a sorrir e com os dedos em V. A foto tornou-se viral na rede social chinesa Weibo.

O incidente ocorreu no dia 4 de janeiro no voo GT1011, que ia da cidade de Guilin para Yangzhou, na China, de acordo com o jornal The Global Times. A fotografia mostrava uma mulher sentada com bebidas num tabuleiro à sua frente, e foi publicada com a legenda "Graças ao Capitão. Tão feliz".

A companhia aérea chinesa baniu o piloto, embora não tenha ficado claro se ficou proibido de exercer todas as funções. A Air Guilin disse num comunicado que o piloto "violou os regulamentos ao permitir que pessoas alheias ao serviço entrassem na cabina".

De acordo com a Administração de Aviação Civil da China, os passageiros só podem entrar na cabina com aprovação especial ou em circunstâncias "necessárias". Manter a cabina inviolada tornou-se uma preocupação depois dos ataques de 11 de setembro de 2011 às Torres Gémeas, em Nova Iorque.

"A segurança dos passageiros é a prioridade da Air Guilin. Adotamos uma abordagem de tolerância zero contra qualquer comportamento inadequado e não profissional que possa arriscar a segurança da aviação", disse a transportadora chinesa. Outros membros da equipa envolvidos no incidente foram também suspensos indefinidamente, enquanto a investigação está a decorrer.

O ano passado, a companhia aérea Donghai Airlines suspendeu também um piloto durante seis meses e revogou as suas qualificações como instrutor de voo, depois de este ter permitido que a sua mulher entrasse na cabine do avião.

Aproveite a campanha Ler e Viver e receba o valor gasto na assinatura em experiências à escolha