Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Nadador olímpico salva recém-casado que estava a afogar-se

Sociedade

Pacific Press/ Getty Images

A estrela italiana Filippo Magnini não hesitou em atirar-se à água quando ouviu os gritos dos amigos de Andrea Benedetto, que estava em apuros numa praia da Sardenha

A praia Cala Sinzias, na ilha italiana da Sardenha podia ter-se tornado palco de uma tragédia no último domingo, quando o récem-casado Andrea Benedetto caiu de um insuflável quando estava fora de pé e se viu em apuros.

Os gritos dos amigos do casal deram o alerta e, diga-se, nestes casos é bom ter uma estrela olímpica de natação por perto. O antigo campeão do mundo Filippo Magnini atirou-se à agua e encarregou-se de manter Andrea Benedetto à tona até à chegada dos nadadores salvadores.

"Só fiz o que tinha de fazer", desvalorizou, mais tarde, o nadador, que conquistou a medalha de bronze nas estafetas 4x200m livres em Atenas, em 2004, e foi campeão do mundo nos 100m livres em 2005, título que manteve em 2007.

Benedetto, 45 anos, tinha casado dois dias antes, numa cerimónia em Cagliari. No domingo à tarde, estava a relaxar com o marido num insuflável quando caiu. Um problema de saúde impediu-o de movimentar os membros.

O incidente foi testemunhado por um jornalista da BBC, Soroush Pakzad, que explica que uma rajada de vento afastou a boia, piorando a situação.

"O banhista estava em apuros. Estava bastante assustado e tinha engolido água", relata, por sua vez, Magnini, citado pelo jornal italiano Corriere dello Sport.

Benedetto foi levado para o hospital, onde, decorridas algumas horas, se apercebeu, finalmente, de quem o tinha salvo. "Espero pode agradecer-lhe pessoalmente", disse.