Um estudo da University of Central Lancashire analisou a reação de cães domésticos a imagens em televisões e outros aparelhos e descobriu que os animais tem preferências por determinados tipos de conteúdos.
Os investigadores rastrearam a visão dos animais para determinar quais os conteúdos que mais chamavam a atenção dos canídeos e concluíram que os cães respondiam a estímulos auditivos, sendo que preferiam ouvir latidos e gemidos de outros cães, pessoas a elogiarem os animais e brinquedos a fazerem barulho.
A forma como os cães veem televisão é bastante diferente da dos humanos. Em vez de estarem sentados a observar, como nós fazemos, os animais aproximam-se da televisão para observarem melhor e movem-se repetidamente entre o dono e o aparelho. Essencialmente, são espectadores inquietos e interativos.
Também o que os cães veem nos ecrãs é diferente dos humanos, uma vez que possuem visão dicromática, ou seja, como só têm dois tipos de células recetoras de cores, apenas conseguem ver cores dentro de dois espetros de luz: azul e amarelo.
A visão dos cães também é mais sensível a movimentos e os cientistas desconfiam que graças ao avanço da qualidade da imagem os cães agora conseguem perceber melhor o que está a ser transmitido.
“Agora que a televisão moderna consegue gerar mais frames por segundo, os cães conseguem ver as imagens como um filme, tal como nós”, disse Ernst Otto Ropstad especialista em visão animal na Norwegian School of Veterinary Science.
Um dos objetivos desta investigação, era determinar se os cães, efetivamente, gostam de ver televisão. Uma investigação de 2015 concluiu que os animais mostram preferências para determinados programas, mas descobrir o que motiva a sua escolha não é fácil.
As preferências dos cães dependem de vários fatores, desde a sua personalidade, experiência e até a influência dos seus donos, sendo que estes seguem o olhar dos humanos e outros sinais de comunicação.
Ao contrário dos humanos, os canídeos preferem curtas interações com os ecrãs, preferindo olhar de relance em vez de se focarem no seu conteúdo.
A investigação concluiu que, mesmo a assistir canais específicos para cães, estes passam a maior parte do tempo a olhar para… nada. Por isso, os cientistas concluíram que o conteúdo ideal para esta espécie passa por imagens curtas em vez de vídeos longos com uma espécie de enredo.
Apesar de ainda se saber pouco sobre as preferências destes animais, é possível determinar que existe um potencial para criar conteúdos que entretenham cães sozinhos em casa ou em canis.