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Aprenda a fazer uma poké bowl de salmão selvagem e quinoa e um smoothie de banana e coco, com a nutricionista Iara Rodrigues

Sociedade

Sónia Calheiros e André Moreira

A nutricionista saiu do consultório para se estrear na apresentação televisiva no novo programa de culinária Naturalmente, a partir de dia 20, no canal 24Kitchen. A propósito do seu mais recente projeto, estivemos à conversa com Iara Rodrigues na sua cozinha, onde também preparou duas receitas saudáveis e saborosas para os nossos leitores. VEJA AQUI O VÍDEO

Nas prateleiras da Iara Kitchen, uma cozinha ampla na mesma morada da clínica em Paço d’Arcos, Iara Rodrigues gosta de ter os seus frascos e frasquinhos com sementes, especiarias, temperos, leguminosas secas, farinhas e frutos secos, garrafas com diferentes vinagres, xaropes e óleos, desde o de abacate, o de sésamo e o de cânhamo. Para decorar a cozinha, pronta para receber até 15 pessoas, trouxe os panos e o galo de Barcelos da avó, uma balança de uma antiga mercearia dos sogros, uma escada de madeira que encontrou no lixo, tornando a divisão bastante confortável e caseira.

Ali, Iara Rodrigues costuma dar workshops sobre alimentação, desde snacks saudáveis à alimentação vegana, do brunch às refeições natalícias.

Depois de conversar com a equipa da VISÃO, a nutricionista arregaçou as mangas, prendeu o cabelo e preparou duas receitas simples, saudáveis e com muito sabor.

Para a poké bowl escolheu o salmão selvagem, o seu preferido, e quinoa.

A preparação começa pela marinada da posta de peixe, já sem pele, com limão e tamari, um molho de soja sem trigo e sem glúten, mais salgado do que o molho de soja normal. Para cozer a quinoa, Iara aconselha a fazer como se se tratasse de esparguete, em água abundante a ferver com sal. Para compor a salada fria, como não tinha cebola roxa, substituiu por couve roxa ralada, acrescentou nabo cru também ralado, uma combinação de sucesso com o salmão, e abacate cortado em pedaços. Uma refeição colorida, com várias texturas e sem pitada de sal.

Já para o pequeno-almoço, um snack a meio da manhã ou um lanche, Iara pensou numa bebida consistente: um smoothie de banana e coco. Quanto mais madura estiver a banana, mais doce será. Depois no copo liquidificador basta acrescentar lascas de coco, flocos de aveia, sementes de linhaça e uma bebida vegetal, neste caso, escolheu 200ml de leite de coco sem lactose e sem açúcares adicionados.

Saiba mais na VISÃO desta semana e... bom apetite!

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