Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Número de casos confirmados de sarampo aumentou para sete

Sociedade

Lucí­lia Monteiro

Há ainda 15 profissionais de saúde à espera do resultado das análises

Em declarações à SIC Notícias, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, adiantou que cinco dos casos confirmados de sarampo são referentes a profissionais de saúde do Hospital de Santo António, no Porto, onde há ainda 15 pessoas a aguardar diagóstico.

Esta manhã, a Direção-Geral de Saúde confirmava a existência de dois casos de sarampo na região norte, "aparentemente não relacionados".

O primeiro caso é um homem, de 27 anos, que teve o início dos sintomas em 26 de fevereiro e diagnóstico clínico em 2 de março.

"Está internado e clinicamente estável. Está em curso a investigação para apurar a possível origem da infeção", frisava o comunicado enviado à Lusa.

A DGS acrescentava que, também na região norte, estão em investigação outros doentes com sinais e sintomas clínicos, de início súbito, incluindo exantema (erupção cutânea), dores musculares e cansaço, explicando que os resultados laboratoriais são confirmados no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave, principalmente em indivíduos não vacinados. A DGS explica que atualmente se verificam surtos de sarampo em alguns países europeus devido à existência de comunidades não vacinadas.