É um emblema da originalidade, cuja bandeira foi levantada por ícones da cultura pop, como Prince, Bowie ou Jimi Hendrix. Encoraja-nos a sermos experimentais e inspira-nos a superar as barreiras da nossa criatividade. E esta é uma era que requer muita imaginação. A descrição é da Pantone, que acaba de anunciar o ultravioleta como a cor de 2018.
Todos os anos, e desde o ano 2000, os especialistas em cor do Pantone Color Institute investigam o que está a ser feito nas mais diversas áreas, desde o design, cinema, alimentação, moda, arte e entretenimento – bem como materiais, viagens, desporto e tecnologia – para chegar à cor do ano. É um processo criterioso, uma vez que a decisão, já se sabe, irá influenciar o desenvolvimento de outros produtos, além de decisões de compra em diversas indústrias.
“Estamos a viver uma era que requer inventividade e imaginação e esse é o tipo de inspiração criativa que é nativa da Pantone 18-3838 – o número por que é conhecido o ultravioleta”, assinalou Leatrice Eiseman, diretora executiva da empresa, acrescentando que “ao explorar as novas tecnologias e o universo mais amplo da expressão artística e reflexão espiritual, o ultravioleta ilumina o caminho do que está a chegar.”