Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Já há um dispositivo que o avisa se estiver a cheirar mal mesmo que os seus amigos não o façam

Sociedade

Reprodução Kunkun Body

Um novo dispositivo criado por japoneses permite que as pessoas testem o seu suor quanto a três categorias de odor

Uma empresa de tecnologia japonesa criou um pequeno aparelho, transportável no bolso, que está ligado a uma aplicação para telemóveis e analisa em que categoria de cheiro se enquadra a transpiração do utilizador.

Konica Minolta, a empresa de eletrónica conhecida pela produção de câmaras e impressoras, criou o aparelho que pode detetar uma série de cheiros, desde o cheiro de um pé suado a um cheiro mais "gorduroso". A empresa acredita que existe um mercado para o aparelho no Japão dado que as pessoas são “particularmente sensíveis aos cheiros”.

O aparelho, o KunKun Body, pode ser usado para testar odores em quatro locais: perto da cabeça, atrás da orelha, sob a axila e à volta dos pés. Segundo Daisuke Koda, líder de incubação no centro de inovação empresarial da Konica Minolta, a ideia surgiu, há dois anos, durante uma discussão que teve com vários colegas sobre o calor intenso do verão. Durante essa discussão os colegas, todos do sexo masculino, disseram que às vezes tinham medo de cheirar mal.

"Nós procurámos um dispositivo para medir o cheiro do corpo, mas descobrimos que não havia nenhum dispositivo que mostrasse os diferentes tipos de cheiros. Isso levou-nos a pensar que poderia ser uma oportunidade para um novo negócio e continuamos nossa pesquisa ainda mais a fundo", disse Koda ao The Guardian.