Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Quer alugar um amigo? No Japão, já pode

Sociedade

  • 333

YOSHIKAZU TSUNO / GettyImages

Amigos, mas só por umas horas. Há empresas que se dedicam ao aluguer de homens de meia idade para coisas tão simples como conversar ou cantar karaoke

Ossan Rental é um serviço online que se dedica ao aluguer de amigos. A agência japonesa disponibiliza a companhia de homens, com idades entre os 45 e 55 anos, para programas como ir jantar, assistir a um jogo de beisebol ou cantar num karaoke.

Ikeda é um dos membros da agência e há quase dois anos que concilia esta atividade com o seu trabalho. "Sou uma pessoa ativa e os meus clientes gostam da minha energia. Mas algumas pessoas apenas querem alguém que as oiça", conta.

O japonês tem cerca de trinta clientes por semana, que lhe preenchem 20 horas por semana. "Não o faço por dinheiro: 9 dólares (cerca de oito euros) por hora não tornam ninguém rico", acrescenta Ikeda.

Para explicar este fenómeno, Ikeda refere que a comunicação entre as pessoas mudou. Se antes apenas pedíamos ajuda às pessoas próximas, por desinibição ou por abundância de meios, já existem formas bastante originais de termos a companhia de um desconhecido.