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13 alimentos para comer (à vontade) sem engordar

Sociedade

© Leonhard Foeger / Reuters

Não, infelizmente, o chocolate não cabe nesta lista. Mas alguns são bem apetitosos e, pelo menos, podem ser comidos sem problemas de consciência, mesmo em grandes quantidades, porque não engordam

Ter uma alimentação saudável é uma preocupação crescente, mas escolher os produtos certos nem sempre é tarefa fácil. Enquanto não se descobre um alimento com zero calorias, uma nutricionista elaborou uma lista de alternativas saudáveis.

Maioritariamente compostos por água, com baixas calorias e grandes quantidades de fibra (que provoca a sensação de saciedade), estes são os alimentos escolhidos pela nutricionista americana Lisa Young para o The Independent. Para consumir sem restrições nem remorsos.

Aipo

Este alimento é 95% composto por água e contém potássio, ácido fólico, fibra e vitamina K. Uma dose de aipo tem apenas seis calorias, mas deve ser consumido fresco para não perder propriedades.

Couve

Contém ómega-3, um nutriente geralmente obtido através do consumo de peixe. Um chávena de couve tem cerca de 33 calorias, três gramas de proteína e 2,5 de fibra. Assim, como outros tipos de legumes, as couves são ricas em vitaminas e ácido fólico.

Mirtilos

São a fruta com maior índice antioxidante e uma chávena de mirtilos tem apenas 85 calorias.

Pepino

É maioritariamente composto por água e uma porção equivale a apenas 16 calorias. A maior fonte nutricional está nas sementes e na casca, com grandes valores de fibra e vitamina A.

Tomate

São conhecidos por terem licopeno (uma substância que ajuda a combater doenças crónicas). Além desta substância, são ricos em ácido fólico, no mineral cromo, potássio, fibra e vitaminas A, C e B2. Um tomate médio tem cerca de 25 calorias.

Toranja

É comum ver este alimento nos regimes alimentares de pessoas que estão a tentar emagrecer porque é um grande aliado na perda de peso. Metade de uma toranja contém cerca de 50 calorias. Esta fruta traz diversos benefícios para a saúde: é ricas em fibra, que provoca a sensação de saciedade e estabiliza os níveis de açúcar no sangue; é frequentemente aconselhada a mulheres grávidas pelos níveis de ácido fólico. Também é rica em vitamina C.

Brócolos

Estes alimentos são um autêntico "boom" de nutrientes. Contêm vitaminas A, C, E e K e sulforafano, uma substância anticancerígena. Uma dose tem apenas 31 calorias.

Meloa

É composta por 90% de água e tem apenas cerca de 60 calorias por porção. É rico em potássio, vitamina C e beta caroteno – um tipo de vitamina A benéfica para os olhos.

Couve-flor

A cor suave combina com o baixo valor de calorias (cerca de 25 por dose), mas não deixa adivinhar a sua riqueza de nutrientes: antioxidantes e fitoquímicos, que ajudam a combater doenças crónicas, fibra, ácido fólico e vitaminas C e K.

Amoras

Ricas em vitamina C e antioxidantes como bioflavonóides. Os benefícios das amoras vão desde o auxílio à digestão ao retardamento do envelhecimento. Uma porção tem cerca de 62 calorias.

Alface

A maioria dos tipos de alface só tem entre 10 a 20 calorias por porção. Este vegetal tem grandes valores de ácido fólico, ferro e vitaminas A e C.

Laranja

É conhecida pela vitamina C, que tem uma função pouco conhecida: produz colagénio, essencial para a pele. Uma laranja de tamanho médio tem cerca de 80 calorias. A camada branca no interior da casca, geralmente retirada na hora de comer, contém quantidades de fibra que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Morangos

São adorados por muitos e com razão, sobretudo quando se olha a calorias (apenas 50 por porção). Os morangos têm grandes níveis de vitamina C, antioxidantes, potássio e fibra. O facto de serem livres de gordura, sódio e colesterol torna-os benéficos para o coração.