Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Oito sugestões para dormir melhor

Sociedade

DR

No Dia Mundial do Sono, confira as propostas da Comissão de Trabalho de Patologia do Sono da Sociedade Portuguesa de Pneumologia para dormir bem (e viver melhor)

O stress, as preocupações e outros fatores, nomeadamente os estilos de vida pouco saudáveis ou o facto de acordarmos e adormecermos com ecrãs fazem com que o nosso sono possa ser afetado.

Os números apontam para que cerca de 45% da população mundial sofra de distúrbios do sono. A maioria deles pode ser tratado ou evitado mas só um terço dos doentes procura ajuda médica na área.

8 dicas para dormir melhor, segundo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia:

1 - Deite-se e levante-se sempre à mesma hora todas as noites

2 - Evite o tabaco, álcool e bebidas com cafeína (café, chá preto, coca cola entre outros) a partir do final da tarde

3 - Pratique exercício físico regular, preferindo os períodos da manhã ou almoço

4 - Crie, no quarto, boas condições para o repouso: temperatura adequada, pouca luz e pouco ruído

5 - Evite ler, ver televisão ou comer na cama

6 - Faça refeições ligeiras à noite e não se alimente próximo da hora de dormir

7 -Se tiver dificuldade em adormecer, evite as sestas em caso de dificuldade em adormecer

8 - Não leve as preocupações diárias para a cama, tente libertar-se delas antes de ir dormir.

Leia ainda: as duas dicas da VISÃO para voltar a adormecer se acordar a meio do sono e, com o fim-de-semana à porta, os quatro hábitos que podem prejudica-lhe o sono