Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Apps ajudam-na a controlar a sua menstruação

Sociedade

  • 333

© Mike Segar / Reuters

É uma mulher desorientada no que toca à sua menstruação? Sabe que aparece mensalmente, mas quer saber quando, a intensidade do fluxo e até mesmo as dores que vai ter? Existem apps que a ajudam a responder a estas perguntas

Todos os meses, o corpo feminino atravessa um momento que pode ser realmente complicado para algumas mulheres: a menstruação. Mas não só para elas! Muitos homens também sentem na pele as consequências das alterações hormonais. Portanto, mulheres e homens: existem aplicações que vos podem facilitar um pouco a vida.

Como? Dizendo quando é que a menstruação vai aparecer, a intensidade do fluxo que vai ter ao longo da semana, estabelecendo ligações com o humor, as dores, as mudanças de temperatura do corpo, entre outras coisas.

Cerca de 200 milhões de pessoas já fizeram o download de aplicações deste género. Nalguns casos, estas apps são usadas para monitorizar a fertilidade, já que fornecem muitos detalhes sobre o Ciclo Menstrual. No entanto, o Royal College of Obstetricians and Gynaecologists adverte para a importância de não se usar este tipo de aplicações como forma de contraceção.

Para poder tomar uma decisão informada sobre que aplicação escolher, mostramos-lhe algumas delas.

Clue

Classificação Google Play: 4.5/5

Classificação App Store: 4.5/5 estrelas

Um estudo recente considerou a Clue como a melhor app de acompanhamento menstrual, em termos de precisão, características e funcionalidades. Se a descarregar, a aplicação vai lembrá-la quando começa o período, o tempo de Tensão Pré-Menstrual (TPM) e a janela de fertilidade. Vai ficar a conhecer algumas características próprias do seu ciclo relacionadas com a dor, o humor, o sexo, o fluido cervical, as pílulas anticoncecionais e muito mais. Quanto mais a usar, mais inteligente ela fica. A app é gratuita.

Calendário Menstrual (Period Tracker)

Classificação Google Play: 4.5/5

Classificação App Store: 5/5 estrelas

A partir dos dados sobre os seus últimos três ciclos menstruais, a aplicação vai calcular a duração média do período, de forma a dar-lhe informações mais precisas sobre o dia em que começa a sua menstruação, os níveis de ovulação e fertilidade, o seu humor e ainda alguns sintomas que pode vir a experimentar. A app é gratuita.

Glow

Classificação Google Play: 4.6/5

Classificação App Store: 5/5 estrelas

No seu vídeo promocional, a Glow tenta perceber se os homens sabem qual é o melhor momento do ciclo menstrual para engravidar. Depois de todo o tipo de respostas, tranquiliza-os: a Glow sabe. Com esta aplicação fica a conhecer melhor o seu período fértil, através da monotorização da sua ovulação. Recolhe informações sobre a menstruação, o humor, o sexo, os sintomas que pode ter e ainda a lembra de usar contracetivos. A app é gratuita.

Pink Pad

Classificação Google Play: 4.5/5

Classificação App Store: 4.5/5 estrelas

A Pink Pad é uma aplicação de saúde e lifestyle. Ou seja, não vai só ajudá-la em questões de saúde, como é o caso da monotorização do ciclo menstrual, como também pretende ligá-la a outras mulheres à volta do mundo para apoio e troca de informações. Tal como as outras, prevê o dia em que vai começar o seu período e os dia de ovulação. Recolhe indicadores de humor, sintomas, peso e temperatura. A app é gratuita.