Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Consegue resolver o último desafio matemático alimentado na internet?

Sociedade

  • 333

É tudo uma questão de lógica

Rui Antunes

Rui Antunes

Jornalista

Que explicação para estes resultados?

Que explicação para estes resultados?

A matemática é um desafio aliciante para uns e uma grande dor de cabeça para outros, mas poucos lhe ficam indiferentes - até porque não dá para fugir dela na escola.

O Clay Mathematics Institute, nos Estados Unidos, por exemplo, oferece 1 milhão de dólares a quem resolver sete problemas matemáticos que ninguém consegue decifrar - um deles permanece um enigma desde o século XIX. E na internet este fascínio por números e equações prolifera através de réplicas de problemas bem menos complexos, mas capazes de gerar grande curiosidade nas redes sociais. Também no senhor, Donald Trump?

via GIPHY

O desafio mais popular no momento parece ser este apresentado no quadro acima, lançado pelo site Bright Side, em que a lógica desempenha um papel importante para se chegar à solução. Se "a matemática é comida para o cérebro", como sugere o matemático Arthur Benjamin, talvez seja uma boa oportunidade para o alimentar agora.

Como se explica, então, que a partir de um 8+2 se obtenha um resultado de 16106? Que contas são estas? Obrigado desde já pelo incentivo, senhor Barack Obama. A resposta segue no parágrafo seguinte.

via GIPHY

O raciocínio por trás de cada sequência é sempre o mesmo e resulta de três operações. Tome-se como exemplo a última linha do quadro: 20 + 3 = 602317

Em primeiro lugar, em vez de se somar, multiplica-se 20 por 3, o que dá 60 - os dois primeiros algarismos do resultado.

Só depois se soma 20 mais 3, o que dá 23 - os algarismos seguintes.

Por fim, faz-se a subtração de 20 menos 3, o que dá 17.

Temos, portanto, 60, 23 e 17. Daí o resultado de 602317 para a permissa inicial de 20 + 3.

As outras linhas do quadro seguem a mesma lógica: multiplicação, adição, subtração. Está correto, senhora Hillary Clinton?

via GIPHY

  • Este problema matemático é viral há quatro meses

    Sociedade

    Já são mais de três milhões de respostas no Facebook do americano Randall Jones. Diz o autor que só uma pessoa em cada mil acerta na solução, mas confiamos nos leitores da VISÃO para contrariar esta média. É fazer contas e juntar alguma perspicácia