Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Homens andam a pintar uma unha por uma boa causa

Sociedade

  • 333

Chris Hemsworth, o ator australiano que protagonizou o filme Thor, pintou a unha do seu dedo indicador esquerdo, juntando-se ao Polished Man, um movimento que diz não à violência contra crianças

Chris Hemsworth

Chris Hemsworth

DR / Reprudução Facebook Polished Man

Foi no instagram que Chris Hemsworth mostrou a unha do seu dedo indicador esquerdo pintada de vermelho. Promete mantê-la desta forma até ao final de outubro. Tudo por uma boa razão.

O movimento chama-se Polished Man e vem incentivar todos os homens a pintarem uma unha, enquanto símbolo de luta à violência contra crianças e jovens. O objetivo é angariar fundos para combater a violência física e sexual contra menores de 18 anos, que acontece numa a cada cinco crianças. "Ser criança não devia doer e nós temos o poder de mudar isso", defende a campanha.

Tudo começou quando Thea, uma menina de oito anos, ficou orfã de pai. A sua mãe, que não tinha condições financeiras para a criar, deixou-a num orfanato, onde tomariam conta dela. Mas Thea foi violada fisica e sexualmente pela pessoa responsável por ela, durante dois anos.

Elliot Costello, o promotor deste movimento e CEO da YGAP, uma ONG que combate a pobreza, conheceu Thea no Camboja. No dia seguinte, no momento de ir embora, Thea pintou-lhe as unhas.

Nesse momento, Elliot ainda não conhecia a sua história. Quando descobriu o passado da menina e se consciencializou acerca dos dados de violência física e sexual a menores, Elliot decidiu criar o movimento Polished Man e pintar uma unha do seu dedo, para se lembrar da menina e daquilo que ela representava para ele.

A Polished Man quer que todos os homens sejam os promotores desta causa, já que 90% das pessoas que cometem violência contra crianças são do sexo masculino. Ser um Polished man, em português, um homem polido - daí a relação com a unha, polida e pintada -, significa não virar as costas à vulnerabilidade, pensar neste assunto e ajudar.

No site poderá fazer donativos que revertem a favor de programas de prevenção e recuperação de crianças que sofreram ou estão em risco de sofrer violência.

Às mulheres, a iniciativa pede que falem com os homens da sua vida, que os incentivem a juntar-se ao movimento e que utilizem o hashtag "eu prefiro um #PolishedMan".

Poderá ver o vídeo promocional da campanha aqui. O ator Zac Efron e o surfista Kelly Slater são outros famosos que aderiram à iniciativa.

Instagram
Instagram