Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Dicas para escolher o melhor lugar no avião

Sociedade

  • 333

© Hyungwon Kang / Reuters

Nas últimas passagens aéreas que marcou, investiu alguns minutos do seu tempo a pensar qual era o melhor ou mais adequado lugar para si? Há alguns fatores a ter em conta nessa escolha

Prefere garantir um bom lugar para a bagagem ou evitar o barulho da aeronave? É mais importante, para si, um lugar cómodo ou um lugar que lhe permita sair rapidamente? Ao pé das janelas, no meio, ou ao lado do corredor? Tudo depende dos gostos e das necessidades de cada um.

Se o conforto é muito importante, deve evitar alguns lugares, nomeadamente aqueles que se encontram na parte de trás do avião e na fila de saída, já que, nestes locais, os bancos não reclinam.

Mas se o fundamental for encontrar um bom espaço para as suas malas, talvez seja boa ideia escolher um lugar na parte de trás da aeronave. Se a entrada dos passageiros for feita pela parte da frente do avião, será natural que a tripulação encaminhe, em primeiro lugar, quem tem de se dirigir para os lugares mais ao fundo. Como será das primeiras pessoas a entrar, tem maior probabilidade de encontrar lugares vazios para colocar a bagagem.

O primeiro a entrar, mas o último a sair. Portanto, se precisa de sair rapidamente do avião, dê prioridade aos lugares que estejam junto à cabine do piloto e à esquerda, onde se encontra, na maioria das vezes, a porta.

Para as pessoas mais dramáticas, com tendência para pensar no que de pior pode acontecer na viagem, talvez seja preferível o lugar mais seguro. Segundo um estudo da revista norte-americana Popular Mechanics, os passageiros que estiverem perto da cauda do avião estão mais seguros - mas isto não é uma garantia.

Da mesma forma, vai ser favorável para si, num momento de emergência que obrigue a sair do avião, estar perto do corredor. Existem, também, alguns lugares junto às portas de emergência, que geralmente têm mais espaço. Mas, caso se sente nestes lugares e alguma coisa correr mal, poderá ter de ajudar a tripulação na altura de evacuar o avião.

A turbulência também é um grande problema para alguns passageiros. Para evitá-la, ou senti-la com menos intensidade, o melhor é escolher um lugar junto às asas. Também ajuda se a viagem for feita num avião de grandes dimensões e a altitudes elevadas.

Se, por outro lado, quer dormir ou, pelo menos, descansar, o silêncio é importante. Evitar o burburinho provocado pelas pessoas é difícil, mas há lugares do avião onde pode fugir, por exemplo, ao barrulho dos motores. A zona menos barulhenta é a zona da frente do avião. Poderá ouvir o barulho da tripulação, mas é consideravelmente mais baixo do que o dos motores.

Alguns estudos já tentaram perceber, através de sondagens, qual é o melhor lugar. Os passageiros da EasyJet preferem o 7F - é um dos mais próximos da frente do avião com o preço mais barato. No site de comparação de preços Skyscanner, o resultado ditou que o melhor lugar é o 6A, e que a grande maioria prefere os lugares da frente, junto à janela.

Existe, ainda, um site que o ajuda a escolher o melhor lugar no avião. Chama-se SeatGuru, ou seja, o guru dos lugares. Depois de indicar o número do voo e a companhia aérea, apresenta-lhe um conjunto de informações sobre os assentos, o espaço, etc.

No final, tudo se resume a si: aos seus gostos, às suas necessidades. Escolha bem e boa viagem!