Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

A tapioca chegou a Portugal e nós damos-lhe receitas para experimentar

Sociedade

  • 333

É mato no Brasil. Em qualquer boteco ou mercado, há alguém cozinhando crepes de tapioca (goma de mandioca hidratada) com os mais variados recheios. Agora, já se podem comer por cá. Leia o artigo na edição desta semana, mas entretanto aponte estas receitas e para tentar fazer lá em casa

O principal ingrediente, a farinha de tapioca, consegue encontrar-se em alguns supermercados, mas também pode ser feita a partir do polvilho doce. O resto, é jeito. Eis algumas sugestões da nutricionista Ana Bravo (nutricaocomcoracao.pt):

Crepe de beterraba e tapioca com requeijão, nozes e espinafres

1 ovo

2 colher de sopa de tapioca

6 colheres de sopa de água

1/2 chávena de beterraba em cubos

1 requeijão

1 colher de sopa de nozes picadas

1 punhado de folhas de espinafres

Começa por deixar a tapioca na água por uma hora. Num liquidificador junta-se a tapioca hidratada, o ovo e a beterraba. Deita-se a mistura numa frigideira antiaderente, já quente, e deixa-se o crepe cozinhar dos dois lados. Recheia-se com requeijão, folhas de espinafres (bem lavadas e escorridas) e nozes. Enrola-se o crepe e parte-se em quatro pedaços para servir.

Tapioca mista

Para fazer a massa: junte uma chávena de polvilho doce com cerca de 10 colheres de sopa de água. Passe por uma peneira. Deverá obter uma espécie de farinha.

Para a tapioca:

- massa para tapioca q.b.

- 2 fatias de queijo magro

- 2 fatias de fiambre de peru

Depois de preparar a massa para a tapioca, coloque numa frigideira anti-aderente a quantidade suficiente para cobrir o fundo. Deixe cozinhar algum tempo e quando a massa se começa a soltar do fundo, recheie metade com queijo magro e fiambre de peru. Dobrei ao meio e deixei cozinhar até o queijo derreter.

Crepioca com peru e brócolos

- 1 ovo

- 1 colher de sopa de tapioca

- 2 colheres de sopa de água

- peru

- brócolos

Comece por colocar a tapioca de molho, cerca de uma hora, no triplo da água. Passado esse tempo, misture a tapioca com um ovo e 2 colheres de sopa de água. Coloque a massa numa frigideira e deixe cozinhar dos dois lados. Recheie com picadinho de peru e brócolos.

Andrea Ferreira

Tapioca com doce de maçã

- massa para tapioca q.b.

- uma maçã (grande)

- gengibre q.b.

- sumo limão q.b.

- 3 colheres de sopa de água

- 1 colher de chá de mel

- canela q.b.

Comece por preparar o doce de maçã. Lave-a e corte-a em cubos, aos quais junte um pouco de sumo de limão, para que não oxidasse. Coloque num tacho a maçã, o mel, a água e alguns pedaços de gengibre. Deixe cozinhar até a maçã estar cozida.

Numa frigideira coloque massa de tapioca suficiente para cobrir o fundo. Quando esta começa a soltar-se do fundo, coloque o doce de maçã, em metade da tapioca, dobre ao meio e deixe cozinhar mais alguns momentos. Por fim, polvilhe com canela.