Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

O Google fez 18 anos! Conheça 7 curiosidades e 5 números impressionantes do maior gigante da Internet

Sociedade

  • 333

Para os jovens que nasceram a partir dos anos 90 ter uma dúvida significa ir ao único sitio onde sentem que podem encontrar todas as respostas: www.google.com. Hoje a marca faz 18 anos de uma vida cheia e promissora

É verdade que o domínio Google.com foi registado apenas no dia 15 de Setembro de 1998, mas a verdade é que, desde 2006, o aniversário se celebra, oficialmente, a 27 de setembro. E as brincadeiras da Google para celebrar dias importantes já são uma constante. Desta vez, a animação, chamada doodle (marca registada do Google) é uma letra G que faz modelagem de balões: enche um e transforma-o em "oogle" para depois voar com ele e formar a palavra que ganha, assim, as asas que só a maturidade traz. Bem mais simples e divertido do que o do ano passado, um pouco mais nostálgico. O melhor é mesmo ver

Uma das prendas da chegada à idade adulta é facto de que, este ano, o valor de mercado da empresa ter atingido os 229 biliões de dólares, superando, assim, a gigante anteriormente vencedora, a Apple. Quem o diz é o Ranking da BrandZ.

“Googol” é o conceito matemático que está na base do nome que hoje até já é adjetivo (Googlar) e tem como significado o numeral 1 com mais 100 zeros à frente. Quando nasceu, com o objetivo de tornar a informação do mundo mais acessível, já existiam vários outros motores de busca, mas rapidamente a concorrência se tornou pequena.

Curiosidades que talvez não conheça

- Com o passar do tempo, o tipo de letra do logótipo foi-se tornando cada vez mais redondo

- Os novos funcionários da empresa são chamados de "Nooglers" e recebem um boné com uma hélice que, tradicionalmente, usam nas famosas TGIFs, Thank God It's Friday (Graças a Deus que é Sexta-feira)

- Se pesquisar "recursão", o Google responderá sugerindo exatamente a mesma palavra: "Será que quis dizer recursão?", criando um link recursivo.

- A Google tem uma tradição de criar piadas nos dias das mentiras: o Google MentalPlex que fazia pesquisas utilizando apenas o poder da mente; o Toilet Internet Service Provider, através do qual podíamos obter uma ligação Wifi lavando a ponta de uma fibra ótica na casa de banho; Movimento Gmail através do qual seria, supostamente possível controlar o GMail com dos movimentos do corpo via web, etc.

- Trabalhadores felizes: A Google é, há já vários anos, considerada entre as melhores empresas para se trabalhar.

- Existem vários "ovos da páscoa" ou brincadeiras escondidas nos seus conteúdos: "Bork Bork Bork" do cozinheiro Sueco, o Pig Latin ou o Klingon na sua lista de línguas. Além disso, sugerimos que pesquise "askew" no seu computador...

- Em Agosto de 1998 foi criado o primeiro Doodle para avisar os utilizadores que os dois CEOs iriam estar fora para o Festival "The Burnig Man". A partir daí, a Google passou a utilizar esta ferramenta patenteada para celebrar muitos dias importantes por todo o mundo.

E os números a perder de vista:

- É usado em mais de um milhão de servidores em todo o mundo

- Processa mais de mil milhões de pedidos de pesquisa por dia

- Mais de vinte petabytes dos seus dados são gerados por utilizadores todos os dias

- Lucros de 75 mil milhões de dólares apenas em 2015, ou seja cerca de 2,4 mil dólares por segundo

- O pequeno botão "Sinto-me com sorte" custa 110 milhões de dólares por ano por não ter associada nenhuma publicidade

Embora só agora tenha chegado aos 18 já criou vários filhos sem os quais já não passamos: Google Tradutor, Google Maps (bem como os incríveis Google Mars e Google Moon), Google AdWords; Apps como o Gmail, o Google Agenda ou o Google Talk; agregadores de pesquisa como o Google Scholar, o Blog Search, o Google Books, o Google News, etc; Redes sociais como a Google + e o extinto Orkut, ferramentas como o Picasa, o Google Toolbar e o verdadeiro gigante de pesquisa de vídeos: Youtube.
Associadas à Google nasceram ainda outras empresas como a Google Brain, a Google X, e a Alphabet Inc.

Não querendo ficar-se por aqui, criou o sistema operativo mais usado em todo o mundo: o Android e ainda Gadgets como o Google Glass, uns óculos através dos quais era possível filmar e fotografar o que víamos e partilhar com outros na Internet uma ideia que, embora tenha ficado pelo caminho, foi, à época, absolutamente inovadora.

Embora ainda não passe de um rumor, o Andromeda é a novidade de que se fala como o novo sistema operativo criado pela empresa.

A partir de hoje a Google passa a poder acrescentar mais um ponto à sua lista de conquistas: apagar 18 velas num momento em que a intrernet é um lugar onde reina a fugacidade e o desinteresse fácil.