Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

O novo desafio é pôr os portugueses a mexerem-se

Sociedade

Luísa Oliveira

  • 333

Esqueça os baldes de gelo pela cabeça abaixo. O desafio do momento é filmar-se a fazer 12 insistências de agachamentos, push ups, flexões ou algum outro movimento que incite ao exercício. Por cada 30 publicações dessas, as Aldeias SOS ganham uma aula de ginástica grátis. #'bora pô-los a mexer

Se não sabe, fique a saber. Os portugueses são dos mais sedentários da Europa (só somos melhores do que a Bulgária e Malta). Isto apesar de não faltar quem nos queira pôr a mexer.

O Portugal Fit, uma concentração de exercício físico que vai ter a sua segunda edição a 19 e 20 de novembro no MEO Arena, em Lisboa, acaba de lançar um movimento para estimular uma vida mais ativa, que durará até novembro.

André Manz, CEO da Manz Produções, a empresa que organiza a iniciativa de fitness, explica a base da hashtag Pôr Portugal a Mexer (#pôrportugalamexer), dando o seu próprio exemplo. "Fiz o meu vídeo com 12 agachamentos e nomeei três amigos, para aumentar a partilha." A ideia é que cada pessoa faça o mesmo - se filme enquanto dobra as pernas 12 vezes (uma por cada mês do ano), ou faz a mesma quantidade de push ups ou simplesmente sobe uma escada.

Depois, há que publicar esse vídeo (ou fotografia) no Facebook ou no Instagram, com a respetiva hashtag. Por cada 30 vídeos ou 50 fotos (as partilhas contam), o Portugal Fit compromete-se a oferecer uma aula de ginástica às três Aldeias SOS que existem em Portugal, durante 2017.

"Ao mesmo tempo que inspiramos as pessoas a mexerem-se e a integrarem o exercício nas suas rotinas, gostávamos de conseguir dar uma aula por dia às crianças e jovens das aldeias."

A contabilização é feita através das hashtags - os números mais recentes ficam-se nos 783 -, mas vai haver uma plataforma onde serão disponibilizados todos os vídeos e fotografias, ao género de um site contador.

Veja alguns dos vídeos já publicados e inspire-se