Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Por que razão e em que episódio ficamos viciados numa série? A Netflix explica

Sociedade

  • 333

Determinados episódios e cenas concretas determinam o momento em que nos deixamos levar por uma ficção, revela um estudo do serviço de streaming

Narcos
1 / 6

Narcos

Daniel Daza

Stranger Things
2 / 6

Stranger Things

The Get Down
3 / 6

The Get Down

Marvel - Jessica Jones
4 / 6

Marvel - Jessica Jones

Como Defender Um Assassino
5 / 6

Como Defender Um Assassino

Gotham
6 / 6

Gotham

É no terceiro episódio, no momento em que Murphy e Peña tentam acabar com as ambições políticas de Pablo Escobar, provando que ele é um narcotraficante, que o público se prendeu a Narcos. Em Stranger Things, logo no segundo episódio, quando o trio juvenil, Lucas, Mike e Dustin, tenta falar com a menina encontrada na floresta e Hopper interroga Joyce sobre uma perturbadora chamada telefónica, os espectadores não conseguem parar de ver a série. No musical The Get Down também o segundo episódio desperta a atenção da plateia ao perceber que o futuro de Mylene pode estar nas mãos do seu pai e do seu tio, um titã da política. Lembra-se do sexto episódio de The Good Wife onde Alicia aceita fazer uma visita conjugal a Peter para obter informações sobre seu novo cliente, um condenado no corredor da morte e do segundo capítulo de Anatomia de Grey, com Meredith a colocar sua carreira em risco para salvar um recém-nascido? Foram estas cenas que nos fizeram ficar durante anos viciados ao pequeno ecrã.

Entre janeiro e agosto de 2015 e de 2016, o serviço de televisão via Internet selecionou 30 séries (atenção que nem todas estão disponíveis em Portugal) para analisar, em seis continentes, em que momento os espectadores ocasionais passaram a fiéis seguidores. Segundo os critérios da Netflix, um episódio torna-se viciante quando 70% dos espectadores que o viram acabaram por completar a primeira temporada dessa série. E a conclusão leva-nos a crer que além do futebol, o mundo também se une em torno dos enredos, principalmente de “mistérios empolgantes”, “amor entre jovens”, “dramas familiares”, “comportamentos criminosos” e cães. “Aquilo que descobrimos deu-nos a confiança de que há uma procura por conteúdos únicos e originais por todo o mundo, razão pela qual estamos muito empolgados com a variedade de histórias que oferecemos aos nossos membros, sejam elas dramas políticos em França ou dramas musicais no Bronx”, diz Cindy Holland, vice-presidente de conteúdos originais na Netflix.

As cenas que nos viciaram

7.º episódio de Tal Mãe, Tal Filha (Gilmore Girls): Rory tem um momento romântico com Dean, mas não diz a Lorelai. Quando Lorelai descobre, através da senhora Kim, convida Dean para um serão caseiro.

7.º episódio de Gotham: Pinguim revela um novo elemento da sua estratégia maquiavélica, obrigando Gordon a lidar com as consequências da sua decisão de poupar a vida do Pinguim.

3.º episódio de Como Defender um Assassino: Uma mãe, presa por um crime menor, é afinal uma terrorista; a advogada Annalise Keating representa uma estrela do desporto universitário relacionada com o desaparecimento de Lila.

4.º episódio de iZombie: Um novo caso que envolve um homicídio com ligações a gangs leva Liv a suspeitar do passado de Clive. Major finalmente toma uma decisão sobre o companheiro de quarto.

4.º episódio de Marvel – Jessica Jones: Um novo caso exige atenção, enquanto Jessica tenta descobrir quem a está a espiar a pedido de Kilgrave. O programa de rádio de Trish tem consequências inesperadas.

4.º episódio de Making a Murderer: Uma confissão inesperada lança dúvidas sobre o papel de Steven no caso de homicídio, mas o novo suspeito oferece testemunhos contraditórios do que aconteceu.

3.º episódio de Marseille: Taro procura uma nova forma de entrar na corrida, mas é abalado por mensagens misteriosas. Rachel luta por aceitar o seu novo futuro.

3.º episódio de Prison Break: Surgem problemas quando Michael inclui Abruzzi e Sucre no seu plano. Entretanto, Lincoln pensa em ter um membro da família a assistir à execução.

3.º episódio de Teen Wolf: O primeiro encontro de Scott e Allison acaba em confusão no temido “encontro de grupo” com Lydia e Jackson.

2.º episódio de The 100: Depois de descobrir que Jasper pode ainda estar vivo, Clarke, Bellamy, Octavia, Finn e Monty partem para localizar o seu amigo.

3.º episódio de The Americans: Philip e Elizabeth descobrem que o seu colega Robert, assassinado, tinha uma mulher que todos desconheciam, e tentam descobrir o que ela realmente sabe.