Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Emojis: Agora também com véu

Sociedade

  • 333

DR

Uma adolescente islâmica de 15 anos criou um conjunto de emojis com homens e mulheres de véu. Caso sejam aprovados, os novos bonecos podem ser utilizados em meados do próximo ano

Cansada de querer falar com o grupo de amigas sem conseguir estar representada por um ícone islâmico, Rayouf Alhumedhi decidiu meter mãos à obra e desenhou várias versões femininas e masculinas com o tradicional véu islâmico, o hijab. A jovem saudita que vive na Alemanha decidiu agora apresentá-las à Unicode Consortium, a organização que detém a comercialização mundial dos emojis. Apesar de alguns telemóveis já incluírem bonecos as versões masculinas a usar o hijab, faltam as representações femininas. “ Queria alguma coisa que me representasse. A mim e aos milhares de mulheres que usam o véu islâmico todos os dias e se orgulham de o usar”, justificou a jovem. No entanto, é ainda uma incógnita se esta proposta vai ser aceite, sobretudo numa altura em que crescem os movimentos de contestação ao uso dos símbolos islâmicos, sob a justificação de que a sua ostentação aumenta o perigo para a segurança pública.

A oferta de emojis tem vindo a crescer nos últimos tempos, pressionada por grupos que defendem a representação de todo o tipo de símbolos e sem espaço a descriminações. Com a massificação dos telemóveis, os bonecos entraram na linguagem corrente sobretudo dos jovens e por isso mesmo, tem existido um esforço no sentido de representar todas as comunidades e grupos. Ainda recentemente, a Unicode anunciou o desenvolvimento de novos símbolos com diferentes tons de pele e estão a ser desenvolvidos novos bonecos que representam homens e mulheres de doze profissões.