Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Regresso às aulas: Os segredos do meu sucesso

Sociedade

  • 333

Pedimos a alguns dos melhores alunos portugueses que nos contassem os seus truques e métodos para terem tão boas notas, para um artigo da VISÃO desta semana sobre o regresso às aulas. Aqui fica o testemunho de Patrícia Resende, 19 anos, da Maia, que entrou o ano passado na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto com uma média de 20 valores

Até terminar o 9.º ano, Patrícia foi sempre aluna do quadro de honra. Tinha 5 a tudo, exceto História e Ciências. Saía sempre das aulas a correr para os treinos de andebol.

“Esforçava-me ao máximo por estar atenta ao que os professores diziam, porque sabia que ia chegar a casa, depois dos treinos, muito cansada e não ia ter tempo para estudar, só dava para os trabalhos de casa”, lembra. Quando via que estava mais à vontade numa matéria, como na Matemática, mesmo que tivesse exame, concentrava-se noutras que tinha mais dificuldade, como Português ou História.

“A Matemática estuda-se pela repetição”, aconselha. Quando nas aulas já tinha terminado os dois exercícios pedidos, continuava a fazer mais. “Às vezes, conseguimos perceber melhor as coisas com explicações de alguém que está a passar pelas mesmas dificuldades do que com o professor. Tirar dúvidas com os colegas ajuda bastante – dão-nos opinião sobre as nossas dúvidas.

LEIA MAIS SEGREDOS, NA EDIÇÃO DA VISÃO DESTA SEMANA, QUINTA-FEIRA NAS BANCAS

DISPONÍVEL TAMBÉM: