Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Férias escolares no outono impõem-se na Europa... mas em Portugal não!

Sociedade

  • 333

Marcos Borga

13 semanas de férias no verão, mas três meses seguidos de aulas sem interrupção até ao natal. Em Portugal é assim. Na Europa, a prática já é bem diferente.

Em 24 países da União Europeia, os alunos do ensino primário e secundário descanso no outono. Portugal não está entre eles. Por cá, o mote são as férias de verão, que atingem em muitos casos as 13 semanas e que atiram o arranque do ano letivo para o meio de setembro. Novo descanso só acontece depois no Natal.

Três meses seguidos de aulas sem qualquer interrupção até ao Natal é uma prática comum nos países do sul, Portugal incluído. Mas para quem gosta tanto de tentar seguir as boas práticas nórdicas no que toca a Educação, por cá ainda não nos rendemos aos ensinamentos dos nossos amigos finlandeses, britânicos ou alemães.

Os alunos portugueses estão no grupo dos que têm mais semanas livres no verão, tal como os espanhóis, os italianos ou os irlandeses. O estudo Organização do Calendário Escolar na Europa analisa os tempos de aulas e descanso na primária e secundária em 37 países do continente europeu e mostra que, sejam mais ou menos dias, quase todos apostam nestas mini-férias de outono.

Em 2015, o Conselho de Escolas sugeriu o mesmo para Portugal, mas os pais estiveram contra.

Navegue pelo mapa que criamos, para perceber em que países os períodos de férias são mais longo e quais aqueles que estão com Portugal no pote dos que não dão descanso escolar no outono.

  • Férias grandes... de mais?

    Sociedade

    O Ministério da Educação esticou o verão, deixando os alunos mais uma semana em casa. Até 21 de setembro, os miúdos terão 14 semanas de descanso. Bem precisam, defendem uns. Mas há que os ocupar, ripostam outros. Viagem a este tempo em suspenso que, para algumas famílias, parece infinito

  • Acha que o seu filho tem férias a mais?

    Sociedade

    O ano letivo arranca, oficialmente, hoje. Mas a maioria das escolas só deve começar as aulas no dia 21. Se acha que em Portugal as férias são em demasia, compare com o que se passa lá fora. CONSULTE AS INFOGRAFIAS