Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Tem 12 anos e está na faculdade

Sociedade

  • 333

Com 15 meses, Jeremy Shuler já sabia o alfabeto e, aos 21 meses, conseguia ler livros sozinho em inglês e coreano, a língua nativa da sua mãe. Tem agora 12 anos e já começou as aulas numa universidade da Ivy League, que agrega as mais bem reputadas dos Estados Unidos

Ao contrário de muitos rapazes de 12 anos que estão ainda no ensino preparatório, Jeremy Shuller começou no dia 23 de Agosto as aulas na Universidade de Cornell, em Ithaca, no estado de Nova Iorque. Uma das oito universidades da Ivy League, que também tem no seu grupo a prestigiada Universidade de Harvard.

A mãe, Harrey Shuler, disse à ABC News que desde cedo o seu filho se mostrou muito dedicado à aprendizagem. Sendo ele "muito avançado", emtendeu que não fazia sentido colocá-lo numa creche. Doutorada em engenharia aeroespacial, Harrey decidiu fazer uma pausa na carreira para dar aulas ao filho em casa.

Com 15 meses, o jovem já sabia o alfabeto e, aos 21 meses, conseguia ler livros sozinho em inglês e coreano, a língua nativa da sua mãe.

O pai de Jeremy, Andy Shuler, também estudou em Cornell e, tal como a mãe, também ele é um engenheiro aeroespacial. Para consumar a entrada do filho na conceituada instituição de ensino superior, teve de pedir transferência da empresa de engenharia aeroespacial onde trabalhava, a Lockhead Martin, para ir trabalhar para a sucursal de Ithaca. A faculdade impôs como condição para Jeremy poder frequentar a instituição a obrigatoriedade de ser acompanhado pelos pais.

Nas suas palavras, apesar de "nervoso" por esta nova etapa na sua vida, o pré-adolescente admite estar a adaptar-se bem à vida no campus universitário. Diz que já fez amizades e que está "habituado a ter amigos mais velhos" do que ele, "desde que gostem de matemática".

Até ao momento, o jovem garante que não sentiu dificuldades em acompanhar a matéria. "Por enquanto as aulas estão a ser muito fáceis. Mas tenho noção de que se vão tornar mais difíceis", afirma o rapaz.

Jeremy Shuler já começou as disciplinas de Cálculo, Física na Mecânica e Relatividade Espacial. Em breve terá de estudar também Informática e Latim.