Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Sabonetes antibacterianos banidos do mercado

Sociedade

  • 333

THOMAS LOHNES

Estados Unidos proibiram hoje a comercialização de todos os sabonetes antissépticos que contenham pelo menos um de 19 ingredientes que podem pôr em risco a saúde. A lista foi divulgada pela agência governamental para a segurança alimentar e medicamentos

Rui Antunes

Rui Antunes

Jornalista

A partir de hoje, a maioria dos sabonetes antibacterianos estão proibidos nos Estados Unidos. Sejam líquidos ou em barra, todos os que contêm pelo menos um de 19 ingredientes considerados perigosos para a saúde foram banidos do mercado, sendo que dois desses ingredientes, triclosano e triclocaran, estão presentes em quase todas as marcas.

A decisão da Food and Drug Administration (FDA), a entidadade responsável pela segurança alimentar e dos medicamentos na América, baseia-se no facto de "os fabricantes não terem demonstrado que esses ingrediantes são seguros para um uso prolongado nem mais efetivos do que sabonetes neutros e água na prevenção de doenças e na disseminação de certas infeções".

Na deliberação oficial, Janet Woodcook, da FDA, sustenta que "os consumidores podem pensar que as lavagens antibacterianas são mais eficazes e preventivas da disseminação dos germes, mas não há qualquer prova científica que sejam melhores do que sabonetes neutros e água". Uma das melhores formas de evitar adoecer, sublinha o responsável, continua a ser lavar as mãos com um sabonete normal e água corrente.

Alguns dos 19 ingredientes em causa, como o triclosano e o triclocarban, têm sido ligados a perturbações hormonais, a resistência bacteriana e até ao cancro do fígado, indica a revista Time. Aqui fica a lista completa dos ingredientes antissépticos agora banidos nos EUA, alguns sem tradução para português e outros impronunciáveis: clorofluorcarboneto, hexaclorofeno, hexilresorcinol, fenol (mais de 1,5%), fenol (menos de 1,5%), cloreto de benzetónio metílico, triclosano, amida secundária tricresol, oxicloroseno de sódio, fluorosalan, tribromsalan, triclocarban, triple dye e cinco tipos de Iodóformios.