Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Filho de Carla Bruni faz sucesso no YouTube

Sociedade

Aurélien Enthoven não quer seguir as pisadas dos pais. Não é a filosofia que lhe agrada, e muito menos a moda ou a música. O filho de Carla Bruni quer ser paleontólogo e o seu canal no Youtube sobre ciência é um sucesso

Márcia G. Rodrigues

A imagem de Aurélien Enthoven sempre foi muito protegida, como se pode ver nesta foto de uma visita de Sarkozy e Carla Bruni, a Petra, na Jordânia, em janeiro de 2008

A imagem de Aurélien Enthoven sempre foi muito protegida, como se pode ver nesta foto de uma visita de Sarkozy e Carla Bruni, a Petra, na Jordânia, em janeiro de 2008

Salah Malkawi / GettyImages

A imagem do filho da ex-modelo Carla Bruni e do filósofo Raphael Enthoven sempre foi muito protegida, mas agora basta ir até ao YouTube para ver Aurélien Enthoven.

Aos 14 anos, o jovem prova que não quer seguir as pisadas dos pais e vira-se para o Youtube, onde já é um sucesso. Mas, ao contrário do que seria de esperar da sua idade, Aurélien não é um youtuber que se dedica a comentar videojogos ou a fazer piadas.

Aurélien lançou o canal, juntamente com o seu amigo Julien, com o objetivo de abordarem os seus temas preferidos: a paleontologia no caso de Aurélien, e os carros alemães no caso de Julien. Foi assim que nasceu o Motorsport Gigantoraptor, que conta com mais de 24 mil subscritores, onde os jovens explicam de forma simples, divertida e didática vários temas científicos como a teoria da evolução de Charles Darwin e a extinção dos dinossauros.

DR

Aurélien e Julien começaram a publicar vídeos há mais de dois anos, mas sempre passaram despercebidos aos olhos da comunicação social, uma vez que Aurélien se escondia atrás do pseudónimo “Giganto”. Só agora se descobriu que um deles é o enteado de Nicolas Sarkozy. “Não queria que ninguém me chateasse por ser filho de quem sou”, disse o jovem ao jornal francês L’express.

O sucesso de Motorsport Gigantoraptor deve-se sobretudo ao trabalho de equipa dos dois amigos. Julien é o responsável pela montagem dos vídeos, enquanto Aurélien tem a tarefa de “descobrir e escrever textos para os vídeos”, que são sempre corrigidos pelo pai, Raphael, antes de serem publicados.

“É um menino incrível, apaixonado pela paleontologia e é muito ativo na plataforma YouTube, onde fala da evolução do homem, dos animais, e de toda uma série de temas que lhe interessam”, disse recentemente a sua avó, Marisa Bruni Tedeschi, à revista Gala. “Frequentemente vou com ele a colóquios de youtubers.”

Em entrevista ao jornal L’express, o jovem aproveitou para responder às críticas negativas que têm feito ao seu trabalho. “Por muito incrível que pareça, não se pode moldar uma opinião estruturada sobre um tema concreto na minha idade sem ser doutrinado pelas pessoas maiores. O mais certo é que isso nos motiva mais que outra coisa”, sublinha.

Veja o vídeo dos jovens a agradecerem aos seus subscritores