Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Dia dos Namorados: Isto não é amor. Amar é respeitar!

Sociedade

  • 333

Um em cada quatro jovens acredita que a violência no namoro é normal. Para ajudar a combater este problema, a VISÃO lançou, há um ano, um video de alerta sobre os comportamentos abusivos. VEJA O VÍDEO E PARTILHE-O

“Isto não é amor. Amar é respeitar.” Este é o slogan de uma campanha nacional contra a violência no namoro lançada, em 2016, pela VISÃO, em parceria com a Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade.

O problema da violência no namoro é sério. Apesar de ser um crime previsto e punido no Código Penal, é muito frequente entre os jovens, que nem sequer reconhecem alguns dos comportamentos como abusivos. Segundo dados recolhidos pela UMAR, um em cada quatro jovens acredita que a violência no namoro é normal. 9% dos jovens já foram vítimas de violência psicológica, 5% já foram vítimas de violência física e 5% já foram vítimas de violência sexual.

Esta campanha, que visa alertar para os vários tipos de comportamentos abusivos nas relações de namoro, vai estar nas Queimas das Fitas de Norte a Sul do País, através de um video de sensibilização que será emitido durante os intervalos dos concertos, numa parceria com as associações académicas nacionais que estão também atentas ao tema. Este assunto estará ainda em destaque no próximo programa "E Se Fosse Consigo?" da Sic, a emitir na próxima segunda-feira.

O texto para o video foi escrito com a ajuda de Benedita Mendonça, de 17 anos, que assina uma coluna sobre teenagers na Bolsa de Especialistas da VISÃO. As cenas foram protagonizadas por jovens que se voluntariaram para participar nesta causa.

Apoie e partilhe também.