Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Carta do Prof. Gilberto Santos: Zona wi-fi: Perigo?

Sociedade

O artigo que fez a capa da VISÃO do passado dia 21 suscitou diversas reações de leitores. Leia aqui a carta enviada pelo engenheiro Gilberto Santos, docente universitário

Senhor diretor,

Sou assinante da VISÃO e gostei do ver o vosso alerta sobre os perigos do wi-fi. No entanto, penso que podem continuar a alertar, pois em anexo envio documentos que provam aquilo que muitos querem esconder e que a VISÃO em boa hora alertou, e penso que o deve continuar a fazer.

Criei um curso de Mestrado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em 2008, do qual fui diretor até dezembro último, onde numa unidade curricular de Higiene e Segurança no Trabalho estávamos a preparar a introdução desta temática.

Os documentos em anexo vão ao encontro das vossas preocupações e fazem parte da recolha que fiz para a referida temática. Os sublinhados a amarelo são meus, pois não pertencem aos documentos originais.

Quanto ao vosso artigo, gostei, mas podem ir muito mais longe num próximo.

Internacionalmente o problema é conhecido como "electrosmog: é o efeito negativo dos campos eletromagnéticos criados por equipamentos eletrónicos no nosso ambiente, como telefones celulares, computadores, iluminação, ar-condicionado e outros aparelhos elétricos”.

Gilberto Santos

Links para artigos sobre o tema:

Swiss Com

Russian National Committee on Non-Ionizing Radiation Protection

Radio Wave Packet

Elsevier

Electrosmog and species conservation

Effects of low-level radio-frequency

Resolução 1815 do Conselho da Europa

Swiss Harmony

Electromagneticos

The Guardian

Daily Mail

Magda Havas

Maison Saine

Dê também a sua opinião para correiodoleitor@visao.impresa.pt