Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

O que faz de uma foto uma grande foto?

Sociedade

Hope for a New Life, de Warren Richardson - Prémio World Press Photo 2015

Warren Richardson

O que tem uma fotografia premiada, afinal, de especial? Mário Cruz, o português galardoado no World Press Photo 2015 na categoria de assuntos contemporâneos, explica como vê a imagem de Warren Richardson que ganhou o grande prémio. VEJA O VÍDEO DA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO WPP2015, na Fundação EDP, em Lisboa, iniciativa da qual a VISÃO é parceira

André Moreira

André Moreira

Vídeo

Jornalista Multimédia

Mário Cruz, 28 anos, foi o fotógrafo português premiado no concurso do World Press Photo 2015 na categoria de assuntos contemporâneos. Para a VISÃO, escolheu as fotografias que mais o impressionaram nesta edição, cuja exposição abre ao público esta quinta-feita na Fundação EDP. Aqui fica a sua leitura sobre a foto vencedora "Hope for a New Life" de Warren Richardson."

"A fotografia do ano mostra o tema do ano, de maneira diferente: é uma fotografia direta, que tem de ser analisada para ser percebida. Dois refugiados a passar um bebé através do arame farpado, na fronteira entre a Sérvia e a Hungria, fotografados à noite sob um forte controlo policial. É mais um caso de sobrevivência humanitária, no entanto, revela um lado que não costumamos ver. Passámos o ano a ver barcos de refugiados desesperados, houve imagens que nos ficaram na memória... Mas a ligação humana mostrada por Warren, ao revelar este olhar assustado, dramático, não deve deixar ninguém indiferente.”

VEJA O VÍDEO DA INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO WPP2015, na Fundação EDP, em Lisboa, até 22 de maio