Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mães despem-se para ostentar as suas marcas da maternidade

Na VISÃO desta semana fomos à procura de mães perfeitamente reais. Em contra-corrente, 10 portuguesas despiram-se de preconceitos, exibindo as marcas de amor que têm no corpo, ao lado dos filhos que carregaram no ventre. VEJA O VIDEO DO MAKING OF DA REPORTAGEM

Teresa Campos

Teresa Campos

Texto

Jornalista

Gonçalo Rosa da Silva

Gonçalo Rosa da Silva

Fotos

Editor de Fotografia

André Moreira

André Moreira

Vídeo

Jornalista Multimédia

A chegada de um filho é sempre um momento único. Durante nove meses, o corpo vai preparando a mulher para essa nova fase, em que ela se torna, antes de tudo, fonte de alimento – mesmo que amamentar seja muito mais do que isso, afinal são muitos os verbos que aqui cabem. Ou talvez pudéssemos pensar antes num outro nome, no plural, para tudo o que “mãe” significa: mimo, proteção, sustento, amor. Em nome da maternidade, esquecem-se os saltos altos e o cabelo impecável, preferindo-se a roupa confortável, que depois há de ter manchas de bolçado e de papinha.
Esta é a linha mestra de um movimento de elogio às mães e que alastra pelo mundo. No verão passado, a fotógrafa norte- americana Jade Beall apontou a objetiva à barriga de uma amiga. A imagem mostra-nos um ventre flácido, abraçado por duas crianças. “Quando foi publicada atraiu de imediato a atenção de outras mulheres que também estavam dispostas a partilhar as histórias de vida dos seus corpos”, lê-se na página de A Beautiful Body Project. “Queremos redefinir o que é bonito. Os nossos corpos. Nós próprias. Nós somos bonitas.”

O que ali se vê são histórias de corpos femininos a celebrarem a maternidade – e a irem contra a obsessão da perfeição corporal. O conceito, entretanto, replicou-se.

Por cá, a VISÃO desafiou 10 mulheres a mostrarem as marcas que a maternidade deixou nos seus corpos. O resultado é um fantástico portefólio de Gonçalo Rosa da Silva, e que faz a capa da edição hoje nas bancas.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA E VEJA O PORTFÓLIO DAS 10 MULHERES PORTUGUESAS QUE MOSTRAM AS MARCAS DA MATERNIDADE NA VISÃO DESTA SEMANA, QUINTA-FEIRA NAS BANCAS

DISPONÍVEL TAMBÉM: