Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

PS vence com maioria absoluta nos Açores

Portugal

  • 333

O PS alcançou este domingo uma maioria absoluta nas eleições regionais nos Açores, elegendo 31 deputados dos 57 possíveis. Vasco Cordeiro sucede a Carlos César à frente do Governo Regional

O PS renovou este domingo a maioria absoluta nas eleições regionais açorianas, conseguindo 31 deputados, mais um do que há quatro anos, enquanto o PSD apesar de derrotado aumentou igualmente a sua votação em relação a 2008, com mais deputados.

Com todos os 57 mandatos atribuídos, o PSD conseguiu eleger 20 deputados, contra os 18 de 2008.

Já o CDS perdeu votos e passou de cinco para três deputados, o Bloco de Esquerda perdeu também um deputado, ficando com apenas um representante no parlamento regional, enquanto a CDU manteve o seu deputado único, tal como o PPM.

Berta Cabral vai assumir lugar de deputada

A candidata do PSD/Açores à presidência do Governo Regional, Berta Cabral, aceitou com "humildade democrática" a derrota nas eleições de hoje e assumiu-a pessoalmente.

"Assumo a derrota pessoalmente", disse Berta Cabral, na sua reação ao resultado das eleições regionais, na sede de campanha.

No seu discurso, a candidata e líder do PSD/Açores fez saber que vai assumir o seu lugar como deputada no Parlamento.

Passos Coelho assume derrota

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou hoje que o contexto nacional teve influência no resultado das eleições regionais dos Açores e responsabilizou-se pela derrota dos sociais-democratas.

Numa declaração aos jornalistas, sem direito a perguntas, na sede nacional do PSD, em Lisboa, Passos Coelho felicitou o PS pela vitória, deixou uma "palavra amiga e solidária" à presidente do PSD dos Açores, Berta Cabral, e defendeu que esta "teria sido uma excelente presidente" do Governo açoriano.

De acordo com uma projeção da Universidade Católica, feita para a RTP, Antena 1, e divulgada às 20:00 horas, o PS venceu as eleições realizadas hoje nos Açores, podendo obter maioria absoluta na Assembleia Legislativa Regional.