Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Presidente da República mantém Governo em funções

Portugal

  • 333

Não há eleições. Cavaco Silva anuncia moção de confiança do Governo no Parlamento e pede que o PSD e o CDS reforcem as medidas de crescimento da economia

Numa declaração de 12 minutos ao País, o Presidente confirmou que o Governo liderado por Pedro Passos Coelho continua em funções. Cavaco anunciou ainda uma moção de confiança do Governo no Parlamento e pediu que o PSD e o CDS reforcem as medidas de relançamento da economia.

"Os partidos da coligação apresentaram ao Presidente da República garantias adicionais de um entendimento sólido para alcançar estes objetivos e a informação de que o Governo irá solicitar à Assembleia da República a aprovação de uma moção de confiança e aí explicitará as principais linhas de política económica e social até ao final da legislatura", afirmou Cavaco Silva.

O Presidente da República avisou que, apesar do Governo se manter em plenitude de funções, "nunca abdicará de nenhum dos poderes que a Constituição lhe atribui".

"Quero afirmar aos portugueses que, se o atual Governo se mantém em plenitude de funções, o Presidente da República nunca abdicará de nenhum dos poderes que a Constituição lhe atribui." O chefe de Estado salientou que "a garantia de governabilidade e o exercício das competências constitucionais de cada órgão de soberania representam o melhor sinal de confiança que devemos transmitir aos portugueses".

Alberto Martins (PS) reagiu, referindo numa declaração que "era preciso um novo rumo e que desta forma vai ficar tudo na mesma". 

O vice-presidente do CDS-PP, Nuno Melo, considerou hoje que a decisão de manter o atual governo em funções foi a "mais acertada", garantindo que a "atual maioria é coesa" e tem condições de governabilidade.