Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Passos decide hoje o que fazer com Portas

Portugal

  • 333

Pedro Passos Coelho reúne-se hoje com a Comissão Política do PSD para avaliar posição do CDS-PP. De manhã, recebe os parceiros sociais, que contestam as medidas apresentadas para a TSU

Lisboa, 19 set (Lusa) - O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, reúne-se hoje à noite com a Comissão Política social-democrata, num momento de divergências na coligação com o CDS-PP e de forte contestação às novas medidas de austeridade.

Antes da reunião, Passos Coelho recebe em São Bento, ao final da manhã, os parceiros sociais que em janeiro assinaram um acordo de concertação com o Governo - UGT e entidades patronais - e que agora contestam a decisão de descer de 23,75 para 18 por cento a Taxa Social Única (TSU) paga pelas empresas à custa do aumento das contribuições dos trabalhadores de 11 para 18 por cento.

Esta medida, anunciada há 12 dias pelo primeiro-ministro, suscitou protestos generalizados, incluindo de personalidades sociais-democratas, levou o PS a ameaçar apresentar uma moção de censura ao Governo e mesmo o CDS-PP se demarcou dela publicamente - o que causou desagrado e irritação dentro do PSD.