Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Passos Coelho anuncia novas medidas de austeridade antes do futebol

Portugal

  • 333

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anuncia ao início da noite, às 19h20, novas medidas de austeridade. A hora escolhida para a declaração ao país prende-se com o início do jogo Portugal-Luxemburgo, às 19h45

O primeiro-ministro vai fazer hoje às 19h20 horas uma declaração ao país, anunciou o gabinete de Passos Coelho através de uma nota oficial.

A nota do gabinete do primeiro-ministro não adianta o tema da declaração.

Passos Coelho afirmou, esta semana que, após a quinta avaliação da troika, não se poderia descartar a possibilidade de um novo aumento de impostos, embora isso não fosse desejável.

Diário Económico avança que o Governo estaria a ponderar um novo aumento do IVA em alguns bens e serviços, de forma a compensar a necessidade de reverter o corte de um dos subsídios na Função Pública. 

No entanto, apesar das especulações, ainda não foi possível apurar quais serão as medidas a anunciar por Passos Coelho.

O Presidente da República, Anibal Cavaco Silva, esteve presente na inauguração de uma fábrica de nanomateriais em Coimbra onde insistiu na ideia de que é preciso repartir os sacrifícios. "Só se podem considerar para acréscimos de sacrifícios aqueles que não os suportaram até este momento". 

Se a receita for um agravamento de impostos, o Presidente diz que "o que é importante é preservar ou tentar melhorar a equidade na distribuição dos sacrifícios fiscais". Porém, Cavaco recusou-se a comentar um possível cenário de aumento de impostos. "Temos de aguardar o que a Assembleia decidirá".

O jornal Diário Económico escreve na edição desta sexta-feira que o Governo está a avaliar uma eventual mexida nas tabelas do IVA - imposto que afecta todos por igual.

O Presidente passou ao lado dessa hipótese, preferindo sublinhar que no momento em que o país está a ser avaliado pela troika composta pelo Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu, o que é defensável é uma revisão do memorando de entendimento ao abrigo do qual se estabeleceu um programa de ajuda financeira com contrapartidas que impuseram um largo pacote de austeridade.

O jogo da seleção nacional de futebol, entre Portugal e o Luxemburgo, tem início marcado para as 19h45 minutos e transmissão na RTP1.