Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mini-remodelação no Governo

Portugal

  • 333

Já tomaram posse os novos governantes 

O Presidente da República conferiu posse aos novos membros do Governo esta sexta-feira, pelas 12:30 horas, no Palácio de Belém. Em causa estão três novos governantes e uma actual secretária de Estado que verá a sua pasta dividida em duas.

"Nos termos da alínea h) do artigo 133.º da Constituição, o Presidente da República aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo Primeiro-Ministro de exoneração, a seu pedido, do Dr. Francisco José Pereira de Almeida Viegas, do cargo de Secretário de Estado da Cultura, e da Prof.ª Doutora Isabel Maria Santos Silva Leite, do cargo de Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário. Nos termos da mesma norma constitucional, o Presidente da República aceitou a proposta que lhe foi apresentada pelo Primeiro-Ministro de nomeação do Dr. Jorge Barreto Xavier e do Mestre João Henrique de Carvalho Dias Grancho para aqueles respetivos cargos."

A nota emitida por Belém apresentava outras novidades. "Também aceite pelo Presidente da República foi a proposta do Primeiro-Ministro de nomeação do Doutor Manuel Luís Rodrigues para o cargo de Secretário de Estado das Finanças, bem como da Mestre Maria Luís Casanova Morgado Dias de Albuquerque, que desempenhava as funções de Secretária de Estado das Finanças e do Tesouro, para o cargo de Secretária de Estado do Tesouro."

Uma remodelação aquém do esperado que deixou no ar a sensação de que o primeiro-ministro ganhou algum tempo para fazer mexidas mais profundas, mais para dezembro.