Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

José Eduardo dos Santos corta parceria estratégica com Portugal

Portugal

  • 333

O presidente de Angola considera que não é altura para parcerias devido às "incompreensões ao nível da cúpula e o clima político atual" que têm surgido. Cimeira bilateral em risco

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou hoje em Luanda o fim da parceiria estratégica com Portugal, durante o discurso sobre o estado da Nação, na Assembleia Nacional de Angola.

"Só com Portugal, as coisas não estão bem. Têm surgido incompreensões ao nível da cúpula e o clima político atual, reinante nessa relação, não aconselha à construção da parceria estratégica antes anunciada", disse José Eduardo dos Santos.

Este anúncio segue-se à polémica das declarações do ministo dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, que, em entrevista a uma rádio angolana, pediu desculpas pelas investigações judiciais contra altos dirigentes do regime de Luanda que estão em curso em Portugal. 

Cimeira bilateral em risco

Segundo a RTP, este anúncio levará a que primeira cimeira bilateral, quefoi recentemente agendada para fevereiro próximo, deverá ser cancelada, na sequência destes desenvolvimentos.