Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

João Palma admite pressões no Caso Freeport (COM VÍDEO)

Portugal

O novo Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, eleito ontem,assegurou existirem pressões no caso Freeport, apesar de não ter mencionado de que tipo e por quem são feitas. Veja o VÍDEO da SIC

visao.pt

João Palma admitiu, em entrevista à SIC Notícias, existirem pressões no caso que encolve José Sócrates, considerando que seria demasiado "grave" concretizar os casos. "Há pressões, mas não vou dizer quais nem quem as faz", afirmou o novo presidente do SMMP.

"Há situações que por serem explosivas têm de ser evitadas enquanto for possível", admitiu, relacionando tal facto com a autonomia (interna e externa) do Ministério Público. "Nós sabemos o que se está a passar e o SMMP estará na primeira linha da defesa da autonomia do MP", assegurou, no sábado, durante o acto eleitoral. O acto eleitoral do SMMP, conforme referiu a sua lista , ocorreu "num período de forte contestação" da classe ao novo Estatuto do Ministério Público que o considera "restritivo da liberdade de investigação e da independência de actuação" dos magistrados. João Palma defendeu o reforço "dos níveis de eficácia" do MP, sobretudo na acção penal, onde há "falta de energia investigatória". "Sendo a área penal o núcleo fundamental da acção do MP é preciso olhar para o exercício da acção penal com outros olhos", disse o novo presidente do SMMP, prometendo que a nova direcção denunciará "aquilo que está mal" neste domínio e avançará com ideias e propostas para tornar a justiça "mais célere e eficaz".