Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

"BOLSA VIP": Sindicato confirma notícia da VISÃO e promete mais dados "em breve"

Portugal

"O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos tem na sua posse dados que apontam, de facto, para a entrega da lista de contribuintes VIP à Autoridade Tributária por parte do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais"

"O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos tem na sua posse dados que apontam, de facto, para a entrega da lista de contribuintes VIP à Autoridade Tributária por parte do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais", garantiu à VISÃO o presidente da estrutura sindical. Paulo Ralha confirma assim a nossa notícia sobre Paulo Núncio e promete revelações "em breve".  

Ao mesmo tempo que garante a divulgação de novos dados sobre o caso da "Bolsa VIP", o STI confirmou ter enviado ao Provedor de Justiça um requerimento, com caráter de urgência, no sentido de "esclarecer quais são efetivamente os limites de acesso às consultas das aplicações informáticas da AT".

Na origem deste pedido estão os processos disciplinares instaurados a vários funcionários do Fisco na sequência da revelação de dados fiscais de Pedro Passos Coelho, tal como se pode ler no ponto 2 do referido requerimento: "No passado mês de Novembro de 2014, a Direção de Serviços de Auditoria Interna da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) elaborou um relatório que encerra os resultados de uma auditoria interna superiormente determinada, a qual teve por objetivos verificar a legalidade dos acessos dos trabalhadores da AT às declarações de rendimentos respeitantes a S. Exa. o Senhor Primeiro-Ministro", escreve-se.

O objetivo, segundo o STI, era "identificar os trabalhadores associados a esse procedimento, com referência ao período de Janeiro a Setembro de 2014, na sequência da notícia mediática datada de 26/09/2014 sobre os dados fiscais do referido titular de cargo público".

Veja o vídeo da notícia da SIC sobre este caso