Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

JSD lança inquérito para perceber o que os jovens sabem sobre a Europa

Portugal

Emilija Manevska/ Getty Images

"Jota" social-democrata vai percorrer o País e convidar os portugueses até aos 30 anos a responderem a um questionário online sobre o projeto europeu. A ideia de Margarida Balseiro Lopes é ter uma amostra de duas mil pessoas

A quatro meses das eleições europeias de 26 de maio, a Juventude Social Democrata (JSD) lança esta sexta-feira um inquérito online que vai ser vir para apurar o nível de conhecimento e de envolvimento dos jovens portugueses com a Europa.

O principal objetivo do inquérito, que tem como público-alvo pessoas até aos 30 anos, é perceber o que sabem os jovens sobre o projeto europeu e o seu funcionamento e aferir do sentimento de pertença dos jovens portugueses à União Europeia, num quadro em que florescem por toda a Europa forças políticas, movimentos e vozes que a colocam em causa.

Naquele endereço - que, em média, tomará sete minutos a cada inquirido - interroga-se, entre tantas outras coisas, quem foi o português que presidiu à Comissão Europeia, quem é o português que lidera o Eurogrupo, o que é o programa Erasmus, quais as vantagens associadas ao acordo de Schengen, quantos estados-membros aderiram à moeda única.

“Surgiu a necessidade de saber, através de dados concretos e fidedignos e não apenas empíricos, o nível de literacia europeia dos jovens portugueses e o sentimento de pertença ao projeto europeu”, fundamenta a presidente da "jota" social-democrata, Margarida Balseiro Lopes.

A JSD tem preparadas ações para a divulgação do inquérito junto de escolas secundárias e universidades de todo o País e pretende alcançar o registo de dois mil inquéritos válidos, uma vez que, sustenta Margarida Balseiro Lopes, a literacia europeia não tem sido uma prioridade da educação nacional - motivo pelo qual tem criticado insistentemente o Governo de António Costa. A iniciativa prolonga-se até ao final do mês de fevereiro.