Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Margarida Marques deixa Assuntos Europeus a outra mulher: Ana Paula Zacarias

Portugal

  • 333

DR

Foi das mudanças mais bem guardadas da remodelação. Margarida Marques, primeira mulher a liderar a Juventude Socialista, deixa a equipa de Augusto Santos Silva. Os Assuntos Europeus serão assumidos por uma diplomata

Até o Partido Socialista foi apanhado desprevenido. Margarida Marques, militante socialista de longa data, primeira mulher a liderar a JS (numa lista que concorreu e ganhou a Luís Patrão, apoiado por António Costa), cabeça de lista por Leiria nas últimas legislativas e mulher do dirigente nacional Porfírio Silva, deixa a pasta dos Assuntos Europeus.

Para o seu lugar foi escolhida uma diplomata: Ana Paula Zacarias, a atual chefe da delegação da União Europeia em Bogotá, Colômbia.

Ana Paula Zacarias, 58 anos, licenciada em Antropologia Cultural, foi admitida na carreira diplomática no concurso de 1983. Três anos depois, era colocada em Belém, como consultora para as Relações Internacionais na Casa Civil de Mário Soares. O anuário diplomático dá conta da sua carreira, de igual gabarito: esteve em Washington, foi Cônsul em Curitiba, Diretora de Serviços da Comunicação Social do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério, Representante do MNE no Pavilhão de Portugal e das Comunidades Portuguesas durante a Expo 98, Vice-Presidente do Instituto Camões. Seguiu-se Paris (na UNESCO), Tallinn (onde apresentou as suas primeiras credenciais de embaixadora).

Segue-se um percurso iminentemente europeu. Colocada em Bruxelas em janeiro de 2009, como como Representante Permanente Adjunta de Portugal junto das instituições europeias, dois anos depois era transferida para o Serviço de Ação Externa da UE, onde começou por estar à frente da delegação da União Europeia em Brasília, Brasil (a título de curiosidade, diga-se que o lugar, que deixou vago em 2011, foi ocupado por João Gomes Cravinho, que também foi secretário de Estado, mas dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. Depois de Brasília, Ana Paula Zacarias foi para Bogotá, Colômbia.

Deixará o cargo para integrar a equipa de Augusto Santos Silva no Largo das Necessidades, com a pasta dos Assuntos Europeus.